terça-feira, 28 de junho de 2011

Dia 139: Salmos 90-91

(*** 19 de Maio de 2011 ***)

Uma questão de tempo
Leia: Salmos 90

Uau! O salmista foi a fundo para compreender e expressar em versos a questão da temporalidade. Deus é eterno, sempre existiu e sempre vai existir, enquanto que o ser humano não dura mais do que um sopro, uns 80 anos, se muito. Para Deus um dia, ou mil dias, são a mesma coisa. Para Ele, não há diferença.

O conceito de eternidade é incompreensível para o homem. Eterno é aquilo que existe, simplesmente. É algo que independe de tempo e de espaço. É diferente de infinito, pois o que é infinito não tem fim, mas tem começo. Já aquilo que é eterno sempre existiu. É por isso que Deus diz a Moisés: EU SOU. É a definição mais clara do que é Deus: Ele É.

O salmista pede para que Deus nunca deixe de mostrar o quanto somos fracos e como a vida é frágil e passageira, porque assim podemos ter a consciência de que nosso tempo na Terra é curto. Precisamos aproveitar cada instante que temos de vida de maneira sábia. A vida é muito curta para ser desperdiçada com bobagens!

Proteção e cuidado
Leia: Salmos 91


Este Salmo é o campeão. Em boa parte das casas brasileiras, há uma Bíblia aberta, empoeirada, aberta no Salmo 91. As outras folhas estão já até coladas, por falta de uso. Mas o Salmo 91 está lá, triunfante. Não é para menos, o texto é lindo, e com uma mensagem encorajadora de proteção e cuidado de Deus. Em momentos de profunda depressão, ou quando sinto a opressão do Maligno, nada mais útil do que recitar, em voz alta, esses versículos. É o que chamamos de "bálsamo". É um remédio para aliviar as feridas da alma.

Muitas pessoas exageram, achando que esse texto é garantia de Deus de que coisas ruins não vão acontecer com o crente. Isso não é verdade: Sl 34:19; Jo 16:33; 2 Co 6:4; 2 Tm 4:5. Sim, Deus vai te proteger debaixo de Suas asas. Vai te abençoar e te livrar de doenças, de acidentes, de sofrimentos... conforme a Sua Vontade. Isso quer dizer que problemas virão, mas que Deus estará cuidando de você e te protegendo ainda assim.

Difícil de entender? Certa vez, bati o carro. Fiquei muito chateado com Deus por causa daquilo. Eu avancei num cruzamento onde não tinha a preferencial, mas e daí? Deus tinha que ter me protegido! Por que ele me abandonou? Depois, de cabeça fria, fui ver o estrago. A batida aconteceu no tempo exato: um segundo antes, minha mãe teria se machucado terrivelmente. Um segundo depois, teria ferido o motorista do outro veículo gravemente. Só houve danos materiais, cobertos pelo seguro. O dono do outro veículo depois me confidenciou, que o carro dele estava dando muitos problemas e que ele estava sem dinheiro para consertar. O seguro pagou um carro 5 anos mais novo para ele! E, no meu caso, Deus me ensinou a não colocar um carro em 1º lugar na minha vida (lição que, confesso, não aprendi muito bem - mais tarde tive que ser novamente "moldado" pelo Senhor nessa área).

Eu muitas vezes não entendo o porquê das coisas. Mas Deus é soberano. Ele sabe o que é melhor. Mesmo na dificuldade, Ele não te abandona. O capítulo não é sobre a invencibilidade do ser humano, mas sobre a misericórdia e a graça do Senhor! Leia o capítulo com esse novo enfoque e me conte depois o que descobriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário