terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia 131: 1º Crônicas 9-12

(*** 11 de Maio de 2011 ***)

Causa Mortis
Leia: 1º Crônicas 9-10

Após tratar especificamente das genealogias e demarcação de terras, o livro de Crônicas segue para a sua principal tarefa: dar mais detalhes a respeito dos atos de coragem, guerras, e "causos" que ocorreram durante o período dos reis de Israel e de Judá.

O autor (ou autores) começam o relato com a morte de Saul, primeiro rei de Israel, e dá detalhes de como isso ocorreu. E mais: não revela apenas a "causa mortis" física, mas o que moveu o plano espiritual para que Saul fosse arrancado da Terra por Deus. Está lá nos versos 13-14, do capítulo 10. Saul consultou o espírito dos mortos, ao invés de confiar no Senhor, e desobedeceu Seus mandamentos. Essas foram as verdadeiras causas da morte de Saul. Fica ligado!

Fonte de poder
Leia: 1º Crônicas 11-12

Davi era forte, mas não por seus próprios méritos. Todas as suas conquistas, todas as suas vitórias no campo de batalha, todo o seu caminho desde o pastoreio de ovelhas até o trono... tudo isso foi conduzido por Deus. Deus tinha um plano para a vida de Davi e o executou até o fim. Ele também tem um plano para a sua vida, mas você precisa agir como o rei Davi e permitir que o Senhor o coloque em ação! Permita-se ser usado por Deus "Davi tornou-se cada vez mais forte porque o SENHOR Todo-Poderoso estava com ele." (1º Cr 11:9)

Tropa de Elite


Davi tinha uma "tropa de elite", um pelotão cheio de soldados que foram famosos em seu tempo. Eram chamados de Os Trinta, e eram a guarda pessoal do rei Davi. Os caras eram mestres em combate corpo a corpo, manjavam tudo de estratégia de guerra e manuseavam diversos tipos de armamentos. Eles arrasaram exércitos, venceram e botaram medo em diversos povos vizinhos. Eram líderes fantásticos e homens honrados, fiéis a Davi e leais ao Senhor. Foram tão especiais que Deus fez questão de colocar seus nomes, um por um, na Bíblia. 

É de pessoas assim que Deus gosta: prontos pra tudo; fortes espiritualmente; obedientes e leais; que não fogem da luta nem retrocedem; pessoas que não desistem mesmo diante de grandes dificuldades. É esse o tipo de gente com quem Deus gosta de trabalhar... será que você é uma delas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário