domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia 041: Levítico 22-24

Ser levita era coisa séria

A atividade do sacerdócio, instituída por Deus e passada para o povo através de Moisés, era coisa muito séria. Para oferecer sacrifícios, o sacerdote tinha que estar 100% puro, sem nenhum pecado. Caso algum descendente de Arão apresentasse ofertas sem estar limpo diante de Deus, seria banido do serviço para sempre (3).

Há uma lição importante aí: quando estamos em débito com o Senhor, melhor evitar "apresentar ofertas". Quero dizer, é melhor buscar o perdão antes do serviço. Servir a Deus é um privilégio, uma bênção que precisa ser levada a sério... Não se pode subir no palco da igreja, tocar um instrumento, cantar, apresentar-se diante do altar, com o coração pesado e sujo, cheio de pecado... Deus dá valor ao caráter, antes das tarefas... Que princípio duro, mas verdadeiro!

Povo festeiro

Judeu curte uma festinha! São sete as festas principais: a Páscoa, a dos Pães sem Fermento, a da Primeira Colheita, a da Colheita, a do Ano Novo, o Dia do Perdão e a Festa das Barracas... ufa!

Encontrei na internet estas interessantes figuras, que ajudam a entender o calendário judaico e a organização das festas, na época de Moisés (clique para ampliar).


http://teologiatotal.blogspot.com/

Blasfêmia

Este capítulo narra a história de um homem, filho de um egípcio e de uma israelita chamada Selomite (10-23). Esse cara estava discutindo com um israelita e, no calor do momento, amaldiçoou o nome de Deus. O nome de qualquer pessoa é uma coisa muito sagrada para os israelitas, imagine o nome do Senhor! Resumo da situação: o tal meio-judeu-meio-egípcio foi morto a pedradas...

O que eu quero destacar é o verso 12: o homem foi preso, coisa muito incomum para a época! E mais: quem decidiu a parada foi o próprio Deus! Lição: melhor não mexer com quem um dia vai te julgar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário