quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia 114: 1º Reis 11-14

Esta postagem é uma contribuição inspirada e musical de Rodrigo Fontes. Valeu, mano! 

(*** 24 de Abril de 2011 ***)

O caminho a ser seguido
Leia: 1º Reis 11



Conforme capítulo anterior, vimos que Salomão foi abundantemente abençoado por Deus, tanto com riquezas quanto com sabedoria. Mas, pelo visto, parece que até o homem mais sábio da terra dá mancada vez ou outra...

Salomão se casou com setecentas (isso mesmo, setecentas) mulheres e, além dessas, teve ainda outras trezentas mulheres (3)! Várias dessas mulheres pertenciam a nações onde se adoravam imagens de vários deuses: os sidônios adoravam a deusa Astarote; os amonitas adoravam ao deus Moloque ao terrível deus Milcom. Influenciado pelas esposas, Salomão começou a adorar todos esses deuses, chegando a construir um templo para o deus Camos e outro para Moloque (7-8).

Ele pensava mesmo que o Senhor não se aborreceria? Passava pela cabeça dele que, pelo fato de ter sido obediente a Deus e cumpridor de seus mandamentos por apenas um período, o Senhor sempre o abençoaria? As conseqüências do desinteresse de Salomão pelas leis de Deus foi a divisão do reino, assim que ele morresse (11-14).

Seguir com firmeza e obediência os caminhos do Senhor não é um ato pra ser feito somente quando achamos que nos convém. É preciso mostrar a Ele que somos dignos de seu amor e de sua graça, independente de nossa situação.

Vontade solta
Leia: 1º Reis 12

Jeroboão foi aclamado o novo rei – exceto por Judá, que permaneceu fiel à família de Davi e aceitou Roboão como seu rei –, exatamente de acordo com o profeta Aías. Deus fez promessas a Jeroboão. Bençãos para governar Israel, não somente para ele, mas também para seus filhos. A exigência do Senhor? Que Jeroboão andasse no caminho dEle e obedecesse Seus mandamentos.

Mas o que Jeroboão fez? Descumpriu os mandamentos, simplesmente! Com medo de algum filho de Davi ser coroado rei e ludibriando o povo pra não ir a Jerusalém – haveria o risco de fazerem amizade com Roboão, filho de Davi –, mandou fazer duas imagens de bezerros de ouro pro povo adorar ali mesmo (26-28).

Quando Deus nos faz uma promessa, Ele cumpre. Mesmo com nossos medos e temores, devemos (precisamos!) confiar nele. Jeroboão foi ingrato ao desconfiar das promessas do Senhor. Não fez as vontades dEle, e sim, as suas.

Se liga na letra da música Vontade Solta, da banda Fruto Sagrado:

Tolerância zero
Equilíbrio zero
A vontade solta fez nascer a escravidão
Nosso mundo passou a girar atrás das grades
Hoje nada fere o coração
Vivemos como cães
Que não ligam pro que é sagrado
Como porcos pisam pérolas
Em chiqueiros perfumados
Desprezamos Quem nos fez
E do que Ele é capaz
Viciamos em desculpas que não nos servem mais
Perdemos o controle, a doença se espalhou
A vontade solta, a arrogância nos dominou
Ninguém pisou no freio
Será que temos chance?
A velocidade aumenta e o sinal ainda está vermelho
O desespero não consegue acrescentar um dia
Sempre perde quem tentar
Salvar a própria vida
Fizemos de tudo para roubar o lugar de Deus
Inventamos vários deuses pra servirem o nosso eu
Desprezamos Quem nos fez
E do que Ele é capaz
Viciamos em desculpas que não nos servem mais
Perdemos o controle, a doença se espalhou
A vontade solta, a arrogância nos dominou


Êta povo teimoso!
Leia: 1º Reis 13

Dando sequência à teimosia e ingratidão desenfreada, agora foi a vez de um profeta vindo de Judá descumprir o que o Senhor havia pedido. Além disso, Jeroboão, mesmo com o aviso do profeta de que o altar feito para os bezerros de ouro se espatifaria, não deu a mínima. Pelo contrário, nomeou mais sacerdotes, do tipo “qualquer um pode ser sacerdote, é só eu ir com a cara” (33). O castigo do profeta foi ser morto por um leão enquanto viajava (24-25).  O “castiguinho” de Jeroboão? A destruição de seu reino e a morte de toda sua família (34). #Tenso.
Vocês lembram da Turma do Barulho (essa é só pra quem é crente das antigas!!!)? Cantavam corinhos infanto-juvenis, etc. Um deles, em determinado trecho, diz assim:

O que Deus me falar,
Vou ouvir, vou fazer,
Vou cumprir sem questionar.
Para Deus o mais importante
É obedecer
E com Ele nunca teimar.

Não troquemos Deus por nada. Ele deve ser sempre nossa prioridade. Assim como Salomão, Jeroboão deu ouvidos a coisas e crenças que Deus não mandou fazer. Se fosse legal e não tivesse problema algum, Deus teria dito: "façam bonecos de ouro e adorem". Pelo contrário, Ele avisou claramente: “não façam, não adorem e nem deem credito a quem faz”.


Feliz é o que ouve a Palavra de Deus e segue-a A fé é um dom dado pelo Senhor. Não seja como muitos que têm ouvidos mas não ouvem, têm olhos mas não veem.
Que Deus possa estar enviando Seu Espírito Santo para tocar nos que já ouviram a sua Palavra mas ainda não O seguem.

Toma a tua merenda!
Leia: 1º Reis 14

Jeroboão foi tirado das fileiras do povo comum e feito rei de Israel, segundo a vontade de Deus. Conforme visto nos capítulos anteriores, Deus lhe prometeu bênçãos e prosperidade, caso seguisse Seus mandamentos. Jeroboão não seguiu e sua desgraça foi anunciada (7-16).

O que esperar quando não obedecemos ao Senhor e não entregamos nossas vidas a Ele? Alguma esperança? Alguma alegria? Não, né? Jeroboão deu de ombros aos mandamentos de Deus e aconteceu o que aconteceu (17-18)... Nada mais justo.

Não se engane: o que o homem plantar, ele também vai colher. Tá em Gálatas 6:7, não há erro. Lembre-se: de Deus não se zomba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário