Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!
(*** 25 de Abril de 2011 ***)
O Senhor honra seus compromissos
Leia: 1º Reis 15
Deus tinha deixado o reino para Abias, pois este era filho de Roboão, neto de Absalão, descendente de Davi, mas ele não era fiel ao Senhor e cometeu todos os pecados que seu pai havia cometido contra Deus (3).
Como já sabemos, Deus detesta o desleal, mas como não falha com a Sua palavra, Ele permitiu que Abias reinasse sobre Jerusalém. E reinou até que descansou com seus antepassados e seu filho Asa assumiu o trono (7).
Nesses primeiros versos vemos o quanto Deus é fiel a Sua promessa. Ele havia feito a promessa a Davi, mesmo depois de três gerações Ele ainda firmava o compromisso, por amor a Davi.
Fazendo o que é certo
Asa já começou a reinar da forma como agradava a Deus, assim com Davi o fez. Ele expulsou os prostitutos culturais da cidade e acabou com todos os postes ídolos (12). Todo esse trabalho dele mostrou que ele tinha um coração totalmente voltado para o Senhor (14b).
Será que temos agido como o rei Asa, dedicando o nosso coração totalmente a Deus? Será que temos destruído os altares que tomam conta do nosso dia a dia, como a desonestidade, a preguiça, a imoralidade, entre outros pecados que nos rondam dia e noite? O rei Asa fez o que agradara ao Senhor e eliminou tudo aquilo que desagradavam a Ele.
Decida fazer o mesmo, elimine da sua vida os ídolos que tiram o seu foco do reino e se dedique 100% ao Senhor. Vamos fazer o que é certo e o Senhor abençoará as nossas vidas.
Não faça isso
Nadabe, filho de Jeroboão, também reinou em Judá, mas este fez o que Deus reprova e isso trouxe consequências para a sua vida. A consequência para ele foi a morte. Assim como a morte de todos os seus descendentes (29).
A Bíblia diz que há pecados para a morte. Então tome muito cuidado com as coisas que você anda fazendo e que tem desagradado ao Senhor. Se você é filho de verdade, Ele vai te exortar, pois Ele cuida de ti.
Um erro pode trazer outro
Leia: 1º Reis 16
Após a morte de Nadabe, Baasa reinou em Judá. (Por sinal, Baasa foi quem exterminou Nadabe e toda família). Mas ele também fez o que Deus reprova e foi castigado pelos seus atos (7).
Às vezes pensamos que estamos fazendo certo quando tentamos resolver tudo por conta própria, sem consultar a Deus. E essas atitudes podem trazer consequências terríveis. Baasa achava estar fazendo a coisa certa ao exterminar Nadabe e sua família, por estes fazerem o que Deus reprovava. Mas Baasa fez a mesma coisa quando teve a oportunidade de reinar e fazer tudo diferente.
Observe as oportunidades que Deus lhes dá de fazer a coisa certa, de corrigir um erro, e não caia na besteira de repeti-lo. Pode ser que você só tenha uma chance para acertar!
Fique atento ao trabalho!
Depois do curto reinado de Baasa, Elá, seu filho recebeu o trono por herança, mas não estava muito atento ao seu trabalho. Zinri um dia o pegou desprevenido enquanto se distraia no reino e o matou (10).
Quantas vezes não estamos no serviço do Senhor e vem a distração para nos atrapalhar? Em 1ª Pedro diz 5.8 diz que o diabo está ao nosso derredor esperando um momento para nos destruir. Então fique atento, e não ‘bisonhe’ no serviço!
Cinco homens reinaram em Israel. Nenhum deles fez o que Deus aprova e isso trouxe consequências muito sérias a eles e às pessoas ao seu redor. O pecado não traz consequência somente a quem o pratica. Ela pode atingir às pessoas a quem você ama também, pois seu sofrimento traz sofrimento a outros. Antes de fazer besteira pense nas consequências. Lembre-se: Toda ação produz uma reação!
As providências para quem obedece
Leia: 1º Reis 17
Elias era um profeta do Senhor e ele havia feito tudo o que Deus ordenara. Então Deus o mondou sair da terra onde estava e o enviou para perto de um riacho. Lá Deus o supriu em todas as necessidades (4-5).
Quando secou a água do riacho, Deus o enviou à casa de uma viúva, em Sarepta de Sidom, onde esta mulher o alimentaria. O problema é que essa senhora já tinha pouco, e esse pouco não era suficiente nem pra alimentar a ela e a seus filhos, quanto mais um homem já adulto! Mas ela obedeceu a Deus e fez o que Elias dissera. Então Deus fez multiplicar-se o alimento que ela tinha em casa, de modo que não faltou até que a terra voltou a receber a chuva. (Pois Deus havia castigado o povo em consequência aos atos dos reis de Israel que desobedecera – v.1).
Deus só tem bênçãos para aqueles que obedecem aos seus mandamentos. Ele só tem o melhor para o seus filhos, e nunca deixará que lhes falte nada. O segredo está na obediência!
Sem medo do inimigo
Leia: 1º Reis 18
Vemos aqui que o rei Acabe perseguia a Elias e queria exterminá-lo. Mas Elias não temia a ele, e sim ao Senhor, então um dia Deus mandou que este fosse até o rei informa-lhe de que a terra voltaria a receber as chuvas. E Elias foi até o rei todo cheio de coragem e ousadia, afinal, o que o rei poderia fazer contra o ungido do Senhor?
Elias não temeu pela própria vida, só pensou em levar a mensagem que Deus enviará para rei.
Isso me fez pensar em como estou levando a mensagem que Deus tem me dado para enviar aos meus amigos, vizinhos... Quantas vezes não tenho me esquivado de falar do evangelho da salvação porque as pessoas ao meu redor poderiam pensar mal de mim, ou até mesmo me perseguir...? Não é fácil ser um mensageiro de Deus, mas quem disse que ser cristão seria fácil? Deus nos deu um espírito de ousadia, e em Lucas 19.40 diz que se eu não falar, as pedras farão meu trabalho. E eu não quero que isso aconteça, como também não quero que meus amigos continuem perdidos nesse mundo. Então decidi não temer aos meus inimigos e apenas confiar em Deus e obedecê-lo. Faça o mesmo, e verás que Deus vai te livrar das mãos dos seus inimigos.
Tenha fé no Deus certo
Será que você confia 100% em Deus a ponto de pô-lo à prova como fez Elias aos profetas de Baal?
Uma vez recebi um e-mail contando a história de um rapaz que tinha um professor ateu, que durante 20 anos desafiava um cristão a provar a existência do seu Deus. Contava a história que todo final de período o professor desafiava os alunos ‘crentes’ a ficarem de pé caso alguém acreditasse em Deus, pois eles sabiam o que este professor lhes diria: ”Porque qualquer um que acredita em Deus é um tolo! Se Deus existe impediria que este giz caísse ao chão e se quebrasse”. E nos 20 anos passados nenhum ‘cristão’ ousou ficar de pé. Até que um dia um jovem corajoso, que sabia da fama do professor, começou a orar pedindo ao Senhor coragem para se levantar no último dia de aula, provando a todos a sua fé.
Eis que chegou o grande dia, e ele, em meio a 300 pessoas na sala de aula, e com pernas cambaleantes, ficou de pé. E o professor, cheio de deboche, gritou: “Você é um TOLO!!! Se Deus existe impedirá que este giz caia ao chão e se quebre!”. Você já deve saber o que aconteceu... O giz caiu da mão do professor e foi escorregando pelo corpo dele de modo que chegou ao chão inteirinho da silva!
Eita, que esse jovem teve muita fé mesmo! E é exatamente isso que acontece quando temos fé no nosso Deus. Em Mateus 17.20 diz que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda poderemos fazer o quisermos, e nos será possível.
Elias fez o mesmo, sugeriu que fizessem dois altares, um para sacrificar a Baal e outro para sacrificar ao Senhor, mas ninguém poderia colocar fogo no holocausto, pois o Deus verdadeiro é quem acenderia as chamas. E vocês já sabem o que aconteceu... Os profetas de Baal invocaram o seu deus o dia inteirinho, e nada aconteceu. Mas Elias clamou ao Deus de Israel e o fogo consumiu o sacrifício (38).
É disso que estou falando, fé em Deus! Ela é a arma do cristão, e com ela você nunca será envergonhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário