terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia 090: 1º Samuel 5-7

Leva essa arca daqui!
Leia: 1º Samuel 5 e 6

Os filisteus roubaram a Arca da Aliança e a levaram para a cidade de Asdode. E lá, Deus mostrou o seu poder, fazendo a imagen de Dagom literalmente ficar aos pés da Arca. Por ter castigado duramente o povo de Israel, os filisteus foram também castigados pelo Senhor, com doenças terríveis e uma praga de ratos. A Arca era santíssima e não era qualquer um que poderia carregá-la, ou qualquer lugar onde poderia ficar guardada. A Arca trouxe condenação para o povo filisteu.

Por isso a Arca ficou pulando de cidade em cidade por 7 meses. Até que o povo da cidade de Ecrom resolveu que iria devolvê-la aos judeus. Os conselheiros dos reis filisteus foram malandros, e relembraram as temíveis coisas que Deus fez com os egípcios.

Botaram a Arca numa carroça nova, puxada por vacas que nunca haviam trabalhado, e deixaram-na seguir seu curso de volta à Israel, juntamente com ofertas de ouro. Os moradores de Bete-Semes, já do lado israelita, ficaram alegres. No entanto, alguns desavisados olharam para dentro da Arca e morreram.

A presença do Senhor incomoda o mal. Você, que carrega o Espírito de Deus, tem incomodado o mal com as suas ações, ou você é café-com-leite? Entenda que você não está onde está à toa. Você precisa ser agente de mudança em seu ambiente, refletir a glória do Senhor e demonstrar com o exemplo a santidade de Deus. Hoje, você é a Arca e o mundo em que vivemos é a Filístia!

O caminho de volta para Deus
Leia: 1º Samuel 7


Samuel dá todo o mapa de volta para Deus no versículo 3:

1) O ponto de partida é a vontade ("Se vocês querem com todo o coração voltar a Deus"): Deus ama você, e o amor não é uma coisa forçada. É uma decisão consciente, que parte da sua mente. O caminho de volta para Deus começa em você mesmo, com um desejo sincero. Não adianta esperar uma visão, uma revelação, um fogo... O primeiro passo é sempre você que tem que dar.

2) Jogue o lixo no lixo ("joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote"): Os deuses estrangeiros atrapalhavam os israelitas de manterem o foco no Senhor. Tudo aquilo que tira o lugar central de Deus na sua vida é um ídolo. Pare e pense no que realmente é importante para você. O resto, é lixo. O peso, o fedor e as doenças que lixo acumulado trazem formam uma barreira que impedem você de enxergar o amor de Deus. Ponha o Senhor em primeiro lugar.

3) Busque dedicação máxima ("Dediquem-se completamente ao SENHOR e adorem somente a ele"): O último passo para encontrar o caminho de volta para Deus é a dedicação máxima, é dar 100%. Não somente na Obra, mas no dia-a-dia. Dar tudo de si para Deus faz com que você firme seus passos. Isso evita que você acabe caindo e ficando pelo caminho.

O texto fala que os israelitas cumpriram tudo o que Samuel disse, e ainda mais: oraram, jejuaram e confessaram seus pecados a Deus (4-8). O resultado não poderia ser outro: Deus ouviu os pedidos dos israelitas e os salvou (9-14).

Melhor que isso? Nem GPS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário