terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia 092: 1º Samuel 8-11

Maria-vai-com-as-outras

O povo queria um rei. Deus já sabia que isso ia acontecer lá na época de Moisés, lembra? Pois é. Mas a circunstância em que isso aconteceu foi meio esquisita. Depois de governar Israel por uns bons 20 anos, colocou seus filhos para substitui-lo. O problema é que Samuel passou a sofrer a mesma coisa que Eli sofreu: prole desobediente. Então o povo ficou muito chateado e se cansou dos Juízes. Mas esse não foi o motivo principal. O principal é bem pior. Israel queria ser como as outras nações.

Já vi muito cristão com esse problema. Acho que, na verdade, de vez em quando tem umas "crises". Ele esquece que é diferente, que não se encaixa mais na sociedade de hoje. Esquece que agora rema na contramão. Às vezes bate uma vontade de ser como os outros, de fazer o que os outros fazem... Israel era o povo escolhido de Deus e deveria agir como tal, seguindo às Suas ordens. Mas eles queriam ser como os outros, queriam fazer o que os outros países faziam... enfim, queriam um rei. E então rejeitaram a Deus. Péssima escolha.


Saul, o primeiro rei de Israel


Saul era bonito, forte, alto, garotão! Mas tinha sérios problemas com a sua auto-imagem. Ele se achava pequeno! O verso 21 do capítulo 9 mostra bem isso. O cara simplesmente não tinha, no coração, a força para liderar. Quem olhava para ele se impressionava, mas sua personalidade era fraca. E isso foi a sua ruína.

Saul foi ungido (10:1) e recebeu o Espírito de Deus (10:6-7), mas mesmo assim, na hora "H", se escondeu (10:22-24). E uns caras perceberam que Saul não era lá grande coisa, e falaram mal dele na reunião... Problemas à vista!

Batismo de fogo

Os amonitas cercaram Jabes e quiseram humilhar os israelitas. Mas, quando soube do que tava rolando, Saul ficou irado e, com a ajuda do Espírito Santo, reuniu o povo e destruiu o inimigo. O interessante aqui é que os amonitas aceitaram um cessar-fogo para que o povo de Gileade pudesse pedir ajuda. Será que Naás, rei de Amon, não ficou muito convencido de que era mais forte não? Saul não devolveu a gentileza: atacou de surpresa, de madrugada. Que coisa!

Teve gente que quis matar o grupinho "do contra" que ficou falando mal de Saul, mas o rei não quis matar ninguém do seu povo. Para ele, aquele dia só teria festa! Afinal, tinha passado no seu "batismo de fogo", sua primeira experiência no campo de batalha como rei de Israel.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário