terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia 091: Salmos 54-56

Tema recorrente

A maioria dos Salmos foi escrita por Davi. Até aí, nenhum segredo. Mas você já percebeu como há um tema que sempre aparece? Sim, eu estou falando do desespero, do medo, do pavor da morte, da luta contra os inimigos. A inspiração vinha das perseguições, dos tempos em que Davi passou por maus bocados nas mãos de Saul ou de Absalão. Os Salmos foram escritos em cavernas, em valas, em fendas de rocha, em descampados... sobre ou sob árvores, ao relento. Muitos dos Salmos de Davi são produto de suas conversas com Deus a respeito das dificuldades. Acho que escrever e fazer música eram formas que Davi tinha de suportar tanta pressão! E esse hábito acabou deixando para nós pérolas poéticas fantásticas, e ensinamentos importantes sobre como lidar com os problemas.

Outra coisa que me chama a atenção é o jeito bem direto com que Davi conversava com Deus. Era um relacionamento de pai e filho mesmo, rolava uma amizade. Davi falava abertamente e derramava o coração diante de Deus. Suas aflições e seus pensamentos estavam todos descobertos. Davi não tinha meias-palavras. Era claro. E sempre buscava o consolo e a resposta do Senhor. 

Você percebe também que, nestes Salmos, Davi começa meio triste, reclamão até, mas sempre acaba reconhecendo o poder e a graça salvadora do Senhor. Deus sempre responde a sua oração, mesmo que talvez a resposta não seja lá a desejada.


E deixo aqui esses versículos de que gostei bastante:


"Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece." (55:22)

"Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro? Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo." (56:8-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário