quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia 082: Juízes 6-8

Gideão - o homem que testou Deus
Leia: Juízes 6

Israel foi dominado pelo midianitas. Eles vinham e consumiam todas as plantações, roubavam o gado e deixavam os israelitas sem ter como sobreviver, abaixo da linha da miséria. Os midianitas nem vinham pra guerrear ou para matar os israelitas... a "diversão" deles era aguardar até o tempo da colheira para, como gafanhotos, destruir a terra. O povo se escondia nas cavernas, com medo (1-5).

Havia um homem chamado Gideão, que estava malhando trigo num tanque de pisar uvas (11). Essa informação é importante. Isso significa que, enquanto o povo se escondia, Gideão continuava trabalhando. Não procurariam trigo num tanque de uvas, então provavelmente Gideão havia escondido as espigas lá. Outro detalhe: não dá para usar muitas ferramentas num tanque de uvas: as uvas são pisadas. Então, pela lógica, Gideão deveria estar malhando o trigo com os pés (atenção: o trigo é duro). É por isso que, quando o Anjo do Senhor apareceu, elogiou Gideão, dizendo que era corajoso (12). E foi esse cara que Deus escolheu para libertar Israel (14).

Como todo bom líder escolhido por Deus, Gideão quis cair fora! A gente sempre acha que para liderar é preciso grandiosas habilidades. A gente se esquece que é Deus quem capacita e supre (15-16).

Deus mandou que Gideão derrubasse os postes-ídolo do seu pai. Mas, morrendo de medo (e, sim, foi esse cara que Deus chamou de corajoso!!!) fez o serviço à noite. Mas, como SEMPRE alguém está de olho, sacaram logo que foi ele quem derrubou o poste e queimou tudo. O seu pai Joás saiu em sua defesa e em defesa de Deus, e ainda desafiou o deus Baal (25-32).


E aqui acontece uma das estórias mais interessantes do livro de Juízes. Gideão queria confirmação de 100% que Deus estava com ele. Faltou fé. Ou faltou confiança na capacidade que Deus lhe havia dado com Seu Espírito (34). Então o Juiz testou o Senhor com um punhado de lã. Primeiro, somente a lã deveria ficar molhada - e foi o que ocorreu. Depois, somente a lã tinha de ficar seca - e isso também ocorreu (36-40). Esse nosso Deus é muito paciente mesmo né?


300
Leia: Juízes 7



Muitos israelitas tinham atendido ao chamado de Gibeão e se uniram contra os midianitas. Mas Deus queria provar seu poder e por isso fez com que Gibeão utilizasse alguns "critérios de seleção" para ficar apenas com 300 homens (1-8).

Gibeão era corajoso, mas novamente teve medo e quis confirmação de Deus a respeito de sua vitória. Por isso, foi até o acampamento dos midianitas e ouviu a interpretação do sonho de um deles. Só então teve confiança e foi atacar os inimigos (8-15).

Usaram uma estratégia interessante: os 300 de Gideão cercaram o acampamento dos midianitas e, ao mesmo tempo, quebraram potes de barro e tocaram cornetas, gritando palavras de ordem. Os inimigos simplesmente enlouqueceram!!! Muitos acabaram matando uns aos outros ali mesmo, enquanto outros fugiram na direção do rio Jordão (16-22). Gideão convocou novamente as tribos de Naftali, Aser, Efraim e Manassés para combater os midianitas e impedir que ultrapassassem o rio. Mataram muitos, inclusive dois dos líderes midianitas: Orebe e Zeebe (23-25).

O fim da vida de Gideão
Leia: Juízes 8

O pessoal que morava na região montanhosa de Efraim ficou bolado com Gideão, porque só foram chamados no 2º tempo da batalha. Mas, de maneira sábia, o Juiz de Israel acalmou os ânimos (1-3).

Gideão continuou perseguindo o inimigo, mas os povos de Sucotee de Penuel não deram comida nem água para seus soldados. Na volta, Gideão destruiu as cidades e castigou seus líderes, por terem negado auxílio ao Exército do Senhor (4-17).

E então chega uma parte esquisita: depois de derrotar os líderes Zeba e Salmuna, e ter afirmado que o Senhor Deus era governador em Israel, Gideão juntou um bocado de ouro e fez um ídolo que atrapalhou a vida dos israelitas (18-27)... Mas... heim??? O cara testou Deus, venceu os inimigos e no final fez um ídolo de ouro??? (#ArãoFeelings) Acho que Gideão acabou ficando orgulhoso. E, por achar que merecia mesmo louvores por ter derrotado os inimigos de Israel, fez um ídolo. Mano, o cara viu o Anjo do Senhor face a face!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário