Leia: Êxodo 1
O tempo passou. Toda a geração de José e de seus irmãos foi esquecida. Os descendentes de Israel, no entanto, espalhavam-se como areia por todo o Egito. Um novo Faraó, que não sabia da história de José, subiu ao poder e se sentiu ameaçado com os hebreus. Por isso mandou fazer trabalhos forçados (1-14).
O rei do Egito, então, tomou uma medida para controlar a natalidade dos israelitas (12). Ele ordenou que as parteiras Sifrá e Puá matassem todos os meninos recém-nascidos. Mas as mulheres não obedeceram ao rei e inventaram uma desculpa muito criativa (16-19). Como essa tática não deu certo, ele baixou uma ordem que todo menino judeu deveria ser lançado no rio Nilo...
Tirado das águas
Leia: Êxodo 2
Tá todo mundo de olho!
Encontro marcado no poço
Eu sou quem Eu Sou
Leia: Gênesis 3
Interessante que nada na Biblia é avulso. Pare para pensar. Repare como Moisés tinha um sentimento de justiça apurado, à flor da pele. Ele não conseguia parar quieto se visse alguma injustiça acontecendo. Ele se metia mesmo e estava sempre apoiando o lado mais fraco. Acho que esta foi uma das características que Deus viu e se agradou de Moisés. E acho que por isso ele foi escolhido para salvar o povo. Deus ouviu o clamor dos israelitas, e se preocupou com eles (Gênesis 2:23-25).
Então o Anjo do Senhor (os estudiosos acreditam ser a pessoa visível de Deus, ou seja, Jesus) apareceu no espinheiro em chamas - que não queimava. E passou a missão para o Moisés. O povo de Israel seria libertado (7-10;16-22).
Moisés não levava muita fé nele mesmo e várias vezes tentou fazer Deus mudar de ideia, como veremos nas próximas leituras. Mas Deus disse que iria com ele, e se alguém perguntasse o nome desse Deus antigo, Moisés deveria apresentá-lO como "EU SOU QUEM EU SOU" (13-15).
Deus já sabia que o Faraó não ia deixar barato, e preparou alguns bons "argumentos" para "convencê-lo" a deixar o povo de Israel ir embora (19-20). O bicho vai pegar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário