domingo, 27 de março de 2011

Dia 084: Juízes 13-16

A história de Sansão - Resumão

A história de Sansão é tão interessante, tão intrigante, que já teve várias adaptações para o cinema, e até mesmo uma novela!!! E vale a pena fazer um resumão do texto. Começa com a aparição do Anjo do Senhor a mulher Manoá (a Bíblia não cita o nome dela), da tribo de Dã, avisando que ela daria luz a um nazireu (1:2-7). Nazireu era o "título" que se dava aos israelitas consagrados a Deus desde antes do nascimento. Eles não podiam cortar o cabelo, nem beber bebidas fermentadas. Eu não sei se Manoá duvidou da esposa - que era estéril - ou se queria ver o Anjo com os próprios olhos, mas orou a Deus para que o Anjo viesse novamente. O Anjo veio, e não contou nenhuma novidade. E também não se apresentou, como quando apareceu a Jacó (13:8-24).

Algum tempo depois, Sansão ficou de olho numa filistéia e casou-se com ela. Na festa do casamento, fez uma aposta com os amigos dela, desafiando-os a resolver um enigma. Isso deu maior rolo, porque a mulher acabou contando pros caras a resposta. Sansão ficou muito chateado com isso e nem quis mais a mulher (14:1-20). Só que depois, Sansão mudou de ideia e voltou à casa da moça para consumar o casamento, porém o pai da menina não permitiu, já que a filistéia estava de casamento marcado com outro. Então, enfurecido, queimou toda a plantação de trigo dos filisteus, usando 300 raposas (15:1-5)!!! Os filisteus, por sua vez, ficaram fulos da vida por causa disso e queimaram viva a mulher de Sansão. Sansão não deixou barato e matou 1000 homens com a queixada dum jumento (15:6-17).

Sansão se apaixonou novamente, por outra filistéia, chamada Dalila (16:4). Essa mulher foi a ruína dele. Ela arrumou um jeito de descobrir o segredo de sua força e, quando cortaram o cabelo de Sansão, ele ficou fraco e foi presa fácil para os filisteus (16:17-21). Com os olhos furados, Sansão virou escravo e chacota dos inimigos de Israel. Até que, num último esforço, Deus lhe deu forças novamente. Assim, Sansão derrubou o templo de Dagom e matou mais de 3 mil pessoas de uma só vez (16:23-30).

Os podres

- Sansão era mimado. Não sei se o fato de ser nazireu, e filho de uma mulher que era estéril, pesaram na criação. Talvez, por estar sempre muito cercado de cuidados, o menino mimado cresceu com essa característica. Perceba isso quando ele bateu o pezinho por causa da 1ª esposa (14:2-3). E quando quis ver essa filistéia depois de tê-la rejeitado (15:1-2). E também quando reclamou com Deus quando teve sede (15:18-19).

- Sansão era briguento. Cabra forte que era, seu negócio era arrumar treta. Arrumou caso com um leão e despedaçou o bichinho, tadinho (14:5-6); criou um problemão no próprio casamento com 30 caras, e pra pagar a aposta matou outros 30 - que não tinham nada a ver com essa história (14:10-19). Desafiou todo o povo filisteu quando queimou suas plantações (15:3-5) e depois matou 1000 num dia (15:15-17).

- Sansão era orgulhoso. Por causa de sua grande força, Sansão nada temia. E essa falta de medo acabou deixando ele arrogante. O cara saía dando demonstrações públicas de que era fortão. Arrancou o portão de uma cidade e o carregou nos ombros (16:3)!!! E, na verdade, essa característica que o derrotou. Achando que jamais seria vencido, contou a fonte de sua força e se lascou.

- Sansão era emotivo. Não, ele não era "emo". Era carregado pelas emoções. Temperamento sanguíneo no último estágio. Dava vazão a tudo o que acontecia em seu coração e não media as consequências. Se gostava de uma mulher, ia lá e "pegava". Quando se apaixonava, se abria totalmente, contando seus segredos - lembre-se: ele foi traído 2 vezes! No casamento e por Dalila. Se tava com raiva, detonava. Se se sentisse ameaçado, matava todo mundo! Sansão jamais conheceu a expressão "domínio próprio".

Há um Sansão na personalidade de todos nós



Pela seção anterior você talvez tenha achado que eu não curto Sansão... pelo contrário, é um dos meus personagens favoritos. A despeito de sua força, Sansão é humano! Todos temos uma "força", um talento especial dado por Deus e que é uma tentação na nossa vida. Talvez você seja um ótimo cantor e, em algumas ocasiões, tem a vontade de ser exaltado (mais até do que Deus). Ou você joga bola muito bem, e num jogo entre amigos é fominha, se exibe, humilha os adversários. Ou então você é muito inteligente, tira notas boas sem se esforçar, e fica zoando com quem foi mal nas provas finais, ou exibindo por aí o que sabe... Parabéns: você é um Sansão! Cuidado com ele! Você pode acabar ficando cego e se tornando escravo da sua prórpria "força". Em algum momento, esse teu dom não servirá mais e você será apenas uma piada. Para não acabar como Sansão, seja forte espiritualmente, não apenas fisicamente. Desenvolva sua "força" sem descuidar da autodisciplina.

Deus escreve certo por linhas tortas

Eu, como bom cristão, não gosto desse ditado. Há até uma versão mais, digamos, "bíblica": "Deus escreve certo por linhas certas". Mas, pensando aqui em Sansão, imaginei que talvez nós sejamos as linhas tortas de Deus. Sansão era torto, imperfeito, cheio de defeitos. Assim como eu e você! Mas sabe, Deus usa até mesmo nossas dificuldades para um bem maior. Se liga no versículo 14:4: "O seu pai e a sua mãe não sabiam que era o SENHOR Deus que estava orientando Sansão para fazer aquilo. Deus estava procurando uma oportunidade para atacar os filisteus, que naquele tempo dominavam o povo de Israel."

Percebeu? Deus usou a personalidade de Sansão. É claro que Deus queria um outro final para o rapaz, mas Ele cumpriu o seu propósito, mesmo com Sansão dificultando as coisas. Somos problemáticos, pecadores, esquisitos... por causa do pecado... ficamos tortos. Mas Deus escreve a História através de nós. Nós somos as linhas tortas de Deus!

Três verdades rápidas sobre Dalila

1) Dalila NÃO era boazinha - aceitou dinheiro para trair Sansão (16:5).
2) Dalila NÃO amava Sansão - usou o sentimento de Sansão - chantagem emocional - e insistiu para que contasse o segredo de sua força, mesmo isso significando sua possível morte (16:15-16).
3) Dalila NÃO cortou os cabelos de Sansão - foi um homem filisteu (16:18-19).

A verdadeira fonte de poder

Você acredita que Sansão era forte porque seu cabelo era grande? Clique aqui e leia esses versículos (13:25; 14:6,19; 15:14; 16:28). A verdadeira força vinha do Espírito do Senhor, não do cabelão! O cabelo era um sinal, uma aliança com Deus, assim como a arca, assim como os braços levantados de Moisés! A vitória, o poder, a força, só têm uma fonte verdadeira: Deus. Quando o cabelo de Sansão foi cortado, sua força foi tirada pela quebra do pacto com o Senhor. Veja o verso 16:20: "Ela gritou: - Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: "Eu me livrarei como sempre." Sansão não sabia que o SENHOR o havia abandonado."

Sansão errou em pensar que ser separado para Deus era apenas não cortar o cabelo e não beber bebidas fermentadas. Ele não entendeu que o conceito de "santificação" vai muito além do exterior. De fato, a santificação (separação para Deus) é um processo em que a mente e o comportamento da pessoa é modificado pelo Espírito Santo. Sansão se deixava ser usado por Deus, mas não permitiu ser transformado por Ele.

Espero sinceramente que você não cometa o mesmo erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário