domingo, 8 de maio de 2011

Dia 116: Salmos 72-73

(*** 26 de Abril de 2011 ***)

Uma oração pelos governantes
Leia: Salmos 72

Quantas vezes você reclamou do seu prefeito, do governador ou do presidente do País? Quantas vezes você já protestou contra o seu professor, diretor de escola, reitor da universidade? Quantas vezes você falou mal do seu chefe pelos corredores da empresa? Isso sem falar das vezes em que você se revoltou contra os seus pais... Mas, seja sincero: quantas vezes você orou por eles? Você se lembrou de tirar um tempo para pedir a Deus sabedoria e sucesso para suas autoridades nesta semana? Não?

Nem sempre nossas autoridades são legais conosco. Mas no dia em que entendermos que o sucesso de uma pessoa que está sobre nós pode significar também o nosso sucesso, talvez amplie nossa visão das coisas. Aliás, você já parou para pensar que talvez o fato de que a política nacional ou a organização em que você trabalha não estão assim tão bem por falta de oração?

Davi nos deixa um exemplo fantástico de oração pelas autoridades. Ele ora para que Deus faça com que as autoridades:

1 - Sejam justas.
2 - Cuidem dos pobres e necessitados.
3 - Prosperem.
4 - Sejam respeitadas.
5 - Tenham misericórdia e boa vontade.
6 - Honrem à Deus.


Sempre que lembrar, coloque algumas das autoridades que te cercam em sua listinha de oração. Isso pode causar uma revolução muito maior do que uma passeata, uma greve, ou uma manifestação violenta. Você muda o mundo quando se ajoelha diante do Senhor! Acredite nisso!


Será que o crime compensa?
Leia: Salmos 73

Você já deve ter pensado nisso. Afinal, porque na vida real os bandidos geralmente se dão bem? Por que a maioria dos crimes não são solucionados e os criminosos conseguem sair impunes? Será que vale a pena manter a dignidade e a honestidade, mesmo quando estamos rodeados de sujeira? O carinha que bagunça o dia inteiro mas cola na prova tira notas altas, enquanto você rala estudando até de madrugada, faz a sua prova sem olhar para o lado e tem dificuldades para conseguir alcançar a média... Será que vale a pena? Não é melhor colar também? Não é melhor me dar bem a qualquer preço? 

O salmista tinha as mesmas dúvidas. Ele chegou até mesmo a quase abandonar os caminhos de Deus. Ele teve inveja dos maus e dos desonestos, e ficou revoltado contra o Senhor... Ele quis ter vida mansa e dinheiro fácil, assim como os outros. Ele olhou para a própria vida e ficou sem entender o porquê. O salmista cometeu o erro de se comparar com o mundo.
O cristão do texto passou por uma baita crise existencial até que teve um insight quando foi à igreja (17). Ele entendeu que, ainda que essas pessoas tenham sucesso e enriqueçam às custas de negociatas, violência ou corrupção, seu tempo é curto... elas um dia cairão. E mais: a recompensa dos bons é no céu, onde ela é eterna... Quem pratica a maldade tem mesmo é que tentar aproveitar ao máximo aqui na Terra, porque depois daqui mano... a punição é para sempre (20,27)!

O crime, afinal, não compensa! Ainda que você escape das mãos da polícia e da sociedade, jamais vai conseguir escapar das mãos de Deus. O que procura ser correto, porém, pode viver tranquilo e buscar a ajuda do Senhor sempre que precisar. Pense nisso e tome uma decisão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário