quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia 094: 1º Samuel 16-19

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!


Você, o escolhido!
Leia: 1º Samuel 16


Da mesma maneira que Deus escolheu Davi para ser ungido rei de Israel, também escolheu você para fazer parte de Sua família.

Veja como Deus é criativo. Ele usa vários pretextos para atrair sua atenção. Samuel temeu ir até Jesse para ungir um de seus filhos rei, e Saul ficar irritado com isso, e tentar matá-lo. Então Deus mandou que Samuel levasse um novilho para oferecer um sacrifício a Ele e no momento certo o novo rei seria revelado (3).

Quando Samuel chegou a Belém encontrou Jessé e seus filhos, e os convidou a participarem do sacrifício ao Senhor, afinal, um deles seria consagrado rei de Israel. Quando Samuel viu Eliabe, o filho mais velho, pensou que este seria o escolhido. Mas Deus lhe falou uma das frases que eu considero uma lição para muitos de nós: “Não considere sua aparência, nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem vê: O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (7).

Fantástico, não acha? Estamos tão preocupados com a forma como nos apresentamos, muitas vezes até julgamos os outros pela maneira como se vestem. Mas Deus foi claro quanto ao seu método de escolha: Não vejo como o homem vê. Deus preza o seu coração. Você tem mantido o seu coração puro, centrado no Senhor? Isso é o que importa para Ele.
Outros filhos foram apresentados, mas Deus os rejeitou a todos. Acredito que Samuel deva ter ficado confuso, afinal, o Senhor o havia mandado à casa de Jessé para ungir um de seus filhos rei de Israel.

No verso 11 Jessé diz que ainda tem um filho, o seu caçula. É ruivo, de belos olhos e boa aparência, mas não é um guerreiro, e sim, um simples pastor de ovelhas. O detalhe era que o Senhor o havia escolhido! (12).

Já imaginou a cena. Você, sendo honrado diante das pessoas aparentemente superiores? Pois é, com Davi foi assim. Samuel o ungiu rei diante de todos os seus irmãos. E a partir daquele momento o Espírito do Senhor se apoderou dele (13).

O poder da adoração

Davi era pastor ovelhas, e enquanto ficava no campo cuidando do rebanho, ele fazia salmos e louvava a Deus com hinos e harpa. Um dia, o Espírito de Deus se retirou de Saul e este passou a ser atormentado por um espírito maligno. Então os oficiais do reino disseram que o ele deveria procurar um homem que tocasse harpa para que se sentisse aliviado do tormento.
Um dos oficiais conhecia Davi e o indicou para trabalhar para o rei. Claro que o oficial fez a maior propaganda do currículo de Davi, mas a qualidade mais importante que ele destacou foi a de que o “Senhor estava com ele” (18).

O que será que dizem de você? Será que as pessoas sabem que o Senhor está contigo? Será que você faz as pessoas saberem disso deixando a luz de Cristo brilhar em seu viver? Davi, apesar de agora ungido rei, continuava a sua vida de pastoreio. Mas Saul mandou chamá-lo, e quando Davi chegou ao reino logo ganhou a simpatia, ganhando o cargo de escudeiro do rei.

Sempre que o espírito maligno atormentava o rei, Davi tocava harpa e Saul se sentia aliviado, pois o espírito o deixava. E assim Davi ficou no reino, trabalhando para o rei Saul, pois sem a música da harpa de Davi, o rei ficava atormentado.

A Luta do Século
Leia: 1º Samuel 17


Aqui eu peço licença à minha amiga Joelma... É porque eu tinha que escrever sobre isso aqui. Foi demais! Foi a luta do século! Foi tipo o UFC (Ultimate Filistian Championship).

Golias era um monstro, um armário!!! Era o campeão dos peso-muito-pesados da Filístia! Tinha o cinturão e pretendia ficar com ele. Confiante em sua força, ameaçou por 40 dias o povo de Israel. As regras eram simples: Israel deveria enviar o seu melhor guerriro para enfrentar o gigante. Quem ganhasse a peleja, ganhava a guerra sozinho. O exército vencido seria escravizado. Mas, meu amigo, não tinha UM caboclo que quisesse ficar cara-a-cara com Golias! O animal era assustador! Além do mais, tinha uma baita duma armadura que o protegia e o tornava ainda mais perigoso (1-11)...

Enquanto isso, lá em Belém, Jessé mandou seu caçula Davi ir até a frente de batalha. Acho que era para bisbilhotar os irmãos. Isso me lembra outro garoto. Chegando lá, foi logo se entrosando com os soldados. Ao ver que Davi estava por ali, seu irmão mais velho o repreendeu duramente (28-29). Mas o rapaz nem se abalou. Continuou se inteirando das últimas notícias e ficou bolado pelo fato de que o povo estava com medo de um pagão.

Acho um erro pensar em Davi como um garoto franzino, fraco, desajustado. Sim, ele era bem jovem (provavelmente entre 15 e 18 anos), mas não era nenhum bobo. Afinal, Davi vivia no campo, cuidando das ovelhas, e lutava contra ursos e leões - e os vencia (33-37)!!! Na unha! Davi deveria ter até mesmo algumas cicatrizes dessas batalhas... Um cara que mata um leão com os próprios punhos não deve ser assim tão molenga... né?

Davi nem quis usar armadura. Leve e confortável, escolheu sua arma: uma funda e algumas pedras. Sim, pedras contra armadura, escudo, lança e espadas. Não dá pra negar: o garoto tinha coragem.

Golias caçoou de Davi, e acho que nem mesmo o seu povo acreditava que ele poderia sair viotiroso. Os israelitas estavam se preparando para ver um massacre na primeira fila. O menino seria esmagado pelo gigante como se fosse uma folha de papel.

Ah! Mas o bicho pegou. O nocaute foi mais rápido do que o que o Anderson Silva aplicou no Vitor Belfort. Davi se apresentou para a luta e, respondendo às provocações do adversário, disse (45): "Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou."

Davi correu para a linha de batalha, lançou a pedra e acertou em cheio num dos pouquíssimos locais sem proteção: a testa do gigante. Cravou a pedra na cabeça do gigante, e ele caiu. Imagine os soldados filisteus vendo o seu campeão, o invencível Golias, caindo no chão, nocauteado por um garoto. E Davi finalizou Golias cortando sua cabeça (48-50). Isso deu novo fôlego aos israelitas, que saíram correndo atacando os filisteus, vencendo-os completamente.



Assim como Davi foi desafiado por Golias, nós somos desafiados pelos gigantes do desânimo, da imoralidade, da preguiça, da rebeldia... Eles querem nos acovardar. Dia após dia essas coisas vêm à nossa porta e tentam nos deixar pra baixo. Mas podemos enfrentá-los, pois não lutamos sozinhos. Saia já do seu lugar e lute em nome do Senhor dos Exércitos e dê uma pedrada na cabeça do seu gigante. Use a pedra da fé!

Deus é contigo
Leia: 1º Samuel 18

Depois da vitória de Davi contra Golias, surgiu uma amizade sincera com Jônatas, filho de Saul. Eles se tornaram melhores amigos, havendo até um acordo de amizade entre eles (3).

Tudo o que Saul mandava fazer, Davi obedecia, e fazia com habilidade, por isso ele ganhou um cargo elevado no exército, e isso agradou muito o povo e aos conselheiros do rei (5). Mas uma coisa irritou Saul... Após a vitória de Davi sobre os filisteus, as mulheres estavam cantando pela cidade: “Saul matou milhares, mas Davi, dezenas de milhares” (7). Isso deixou o rei muito chateado e a inveja se apoderou do seu coração, a ponto dele tentar contra a vida de Davi, enquanto este tocava para libertar o rei do espírito maligno, atirando a lança duas vezes para matá-lo.

No verso 12 diz o real motivo pelo qual Saul tinha raiva de Davi: “Deus o havia abandonado, mas agora estava com Davi”. E ele tinha êxito em tudo o que fazia. E as pessoas gostavam dele, isso também irritava Saul, e o fazia temer a Davi.

Não satisfeito com essa situação, Saul pensou em uma maneira para matar Davi, então ofereceu sua filha como esposa, mas na condição de que Davi fosse lutar contra os filisteus, na esperança que Davi fosse morto na batalha (17).

Mas Davi não se achou digno de receber a filha do rei como esposa, e não aceitou a proposta. Não dá primeira vez. Porque logo o rei ofereceu a outra filha, Mical, que já era apaixonada por Davi. Mas ele se achava pobre demais para ser genro do rei, então Saul pediu um ato de heroísmo de Davi: “Cem prepúcios de filisteus, para vingar-se dos inimigos” (25). A intenção de Saul era que Davi fosse morto por um filisteu. Muito eficiente, e visando a recompensa, é claro, Davi saiu com seu exército e matou duzentos filisteus, e levou ao rei todos os prepúcios (27).

O legal disso tudo é que mais uma vez Saul viu que Deus estava com Davi, e por isso o temeu ainda mais. Sabendo que Deus está conosco não há nada que possa nos atrapalhar, nos derrotar. É preciso encarar os desafios, senão nunca saberemos se somos capazes ou não. 


Quem tem amigos, tem tudo
Leia: 1º Samuel 19

Mais uma vez Saul tentou matar Davi, mas Jônatas soube dos planos do seu pai e alertou seu amigo. Jônatas bolou uma maneira para salvar o seu amigo, e o mandou se esconder enquanto descobria as intenções do rei. Embora Jônatas soubesse das intenções do seu pai, tentou mostrar todos os benefícios que Davi tinha feito pela vida do rei, e pelo reino. Saul até jurou dizendo que não o mataria (6). Davi soube de tudo e voltou a servir ao rei, mas um espírito maligno se apoderou novamente de Saul, enquanto Davi tocava harpa, e mais uma vez o rei tentou matá-lo. Até montou guarda para vigiá-lo. Mas Mical enganou o pai e deixou Davi fugir para se esconder.
Vemos que Davi tinha amigos que se preocupavam com a vida dele. Jônatas, Mical e Samuel protegeram seu amigo e o livraram das mãos de Saul.
É importante termos amigos, pois eles nos ajudam nos momentos bons e ruins. Provérbios 17.17 diz que há amigos mais chegados que irmãos. São esses amigos que devemos procurar. Amigos que nos livrem da morte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário