domingo, 27 de março de 2011

Dia 085: Salmos 51-52

Esta postagem é uma contribuição muito bem-vinda de Rodrigo Fontes. Valeu, mano! Espero poder contar com suas reflexões mais vezes!!!

O piano pesado da culpa
Leia: Salmos 51

 
É um dos Salmos mais intensos, na minha opinião. Davi clama pelo perdão de Deus por ter pecado, admitindo tê-lo feito (3) e com um enorme sentimento de culpa. Acredito que todos nós já passamos por alguma situação parecida. Sabe, quando temos a sensação de ter um piano na cabeça de tão pesada que fica nossa consciência.

Quando oramos a Deus pedindo perdão por nossas falhas, é muito importante, primeiramente, admitir o erro. Se humilhar perante Ele é de grande importância para tirar o sentimento de culpa (14). Outra coisa fundamental é pedir sabedoria para não cometer mais tal pecado (6). Uma oração feita de coração aberto pra Deus é melhor que qualquer livro de auto-ajuda.

O resultado? Alegria, minha gente (12)! É o prazer de estar nos caminhos do Senhor, seguindo os Seus preceitos sempre com pensamentos e desejos limpos (10) e sem o piano da culpa pesando na cabeça. 

Que tal?
Vale ressaltar: Deus não quer que tenhamos uma vida mergulhada no pecado. Muito pelo contrário, Ele se alegra e tem orgulho de nós quando mostramos que temos um coração reto e humilde.
Deus jamais desprezará um pecador de espírito humilhado e coração arrependido (17). E joga esse piano pra lá!

Essa justiça resolve!
Leia: Salmos 52

Um grito de protesto. É a indignação de Davi perante a crueldade e frieza de Doegue, o qual matou 85 sacerdotes e suas respectivas famílias (todo o contexto pode ser encontrado em 1 Samuel 22).

Muitas pessoas se sentem poderosas e satisfeitas por cometerem atos ilícitos, planejam minuciosamente suas maldades e mentiras e descarregam todo seu arsenal de perversidades nos outros, o que pode ser lido nos versículos de 1 a 4. O restante do capítulo, entretanto, nos mostra o que é reservado a essas pessoas: a justiça de Deus, a qual é limpa de qualquer mácula e de qualquer inverdade. Mostra, também, o que podemos esperar enquanto sermos obedientes a Deus (8).

Devemos ser gratos pela justiça divina agindo, seja no coração do perverso, seja no coração do justo, louvando e depositando nossas esperanças e anseios no amoroso, porém justo Pai (9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário