quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia 081: Salmos 49-50

Todo mundo morre
Leia: Salmos 49


Este é um Salmo de Corá que conta uma verdade, que muitas vezes esquecemos: não importa o quão grande ou poderoso alguém seja na Terra, seu fim será o mesmo do que todos os outros - a morte. Ainda que seja dono de muitas terras, apenas um pedacinho de chão será sua morada para sempre: seu lote no cemitério! Ricos e pobres, sábios e ignorantes, homens e animais... todos, um dia, morrem.

É um Salmo mórbido. E até parece que está no livro errado. No entanto, nos ajuda a lembrar que a nossa vida é passageira. Além disso, mostra claramente no verso 7 que ninguém pode se salvar... Apenas o amor de Cristo pode nos livrar da morte eterna.

A hipocrisia dos desobedientes
Leia: Salmos 50

Será que você vê uma profecia nos primeiros versículos do Salmo? Veja que Asafe fala do julgamento final de Deus, quando reunirá todos aqueles que fizeram aliança com Ele e os julgará. 

Deus revela que não precisa de sacrifícios ou oferendas, afinal, tudo o que há na Terra é dEle (8-13), mas gosta de gratidão e de obediência (14; 23). Entretanto, há aqueles que oferecem sacrifícios mas praticam coisas que desagradam a Deus, e por isso são repreendidos duramente nesse capítulo:

- São rebeldes e não aceitam a correção de Deus (17).
- Unem-se com pessoas imorais e com ladrões (18).
- Dizem coisas más e contam mentiras (19).
- Acusam uns aos outros e espalham fofocas (20).

Acredito que aqui o salmista está falando daqueles que fizeram uma aliança com Deus, ou seja, que são "crentes" e oferecem a Deus sua "religião", mas não apresentam bons frutos, não mudam de vida. Dão dízimo, têm todo o "caqueado" de cristão mas, no íntimo, não são capazes de obedecê-lO. Estes também serão julgados por Deus, caso não mudem hoje mesmo sua atitude!

Algum versículo tocou na ferida? Então, meu amigo, está na hora de decidir mudar e obedecer a Deus. De nada adianta ser religioso se a sua vida continua podre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário