sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dia 28: Êxodo 27-29

Detalhes importantes
Leia: Êxodo 27, 28 e 29

- Deus continua falando a respeito dos objetos da Tenda. Interessante observar que todos os objetos, até mesmo os mais pesados e elaborados, tinham um tipo de mecanismo para facilitar o transporte: argolas nas pontas, que seriam sustentadas por hastes (27:4-7). Uma vez que o povo de Israel ia continuar perambulando pelo deserto, os utensílios e a toda a estrutura precisava ter mobilidade.

- O Senhor é o maior decorador e designer. Ele criou dezenas de utensílios, cortinas, pilares... e tudo isso, com modelinho, viu?! Muito antes de existir qualquer software de CAD (27:8).

- Repare que os equipamentos mais importantes eram banhados a ouro, ou confeccionados de ouro puro. Isso porque o ouro representava a santidade e a pureza, além de ser algo que destacava a riqueza e também o caráter majestoso de Deus.

- Arão e seus filhos foram designados para serem sacerdotes. Além disso, Deus deu habilidade a outros para costurar (28:1;3). Deus chama e capacita cada um de acordo com a Sua vontade. Você, assim como os israelitas daquela época, tem uma habilidade ou talento que Deus lhe deu. Esse teu talento deve servir ao Senhor! Outra coisa importante: o Senhor não faz nada à toa. Ele sabe que a roupa dá um certo "moral" a quem veste, por isso a roupa dos sacerdotes precisava ser especial (28:2). Dá uma olhada nessa representação visual do texto bíblico (clique para ampliar):





- Na testa de Arão, deveria haver uma placa com a inscrição: "Separado para o Senhor" (28:36-38). Assim, hoje, quem é sacerdote do Senhor (e eu não estou falando dos padres, papas, pastores, líderes - estou falando de você e de mim...) precisa demonstrar publicamente que é cristão... temos que aproveitar que moramos num País onde ainda existe liberdade religiosa. Arão não podia se envergonhar do nome de Deus, e o trazia exposto na testa! Você teria essa coragem???


- Deus se preocupava com tudo mesmo! Leia rapidinho os versos 42 e 43. Deus mandou que Moisés fizesse cuecas para os sacerdotes, para que não corressem o risco de, acidentalmente, ter sua "intimidade exposta"... 


- Os sacerdotes eram aqueles responsáveis por derramar o sangue dos animais em sacrifício a Deus. Por isso, eles precisavam ser santificados. Isso significava ser ungido (29:7). Veja que o Senhor descreve com uma precisão impressionante todo o processo.


- Deus gosta do "cheiro" do sacrifício derramado para tirar pecados e como oferta (29:18). O que isso significa? Já ouviu o ditado: "Isso num tá cheirando bem..."? Não cheirar bem é ser desagradável, é estar em desacordo, é ir pelo caminho errado. Quando Deus dizia que a oferta tinha "cheiro suave e agradável", significava que Ele estava aprovando... era um modo de dizer: "É isso aí meus filhos! Vocês estão fazendo tudo direitinho e eu gosto disso!" E hoje, o que você tem feito que "cheira bem" para Deus???


- Os sacerdotes tinham uma porção dos sacrifícios. Eles eram sacerdotes "profissionais", totalmente dedicados ao serviço. Não cultivavam, não comercializavam... eram sacerdotes "full-time", 24/7. Não dava para ter 2 empregos. Por isso, essa era uma forma de "pagamento" pelo seu trabalho. Dali saía o seu sustento (29:31-34).


- Vemos também o maior objetivo de Deus com tudo isso: Morarei no meio do povo de Israel e serei o Deus deles. Eles ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Deus que os tirou do Egito para morar entre eles. Eu sou o SENHOR, o Deus deles. [Êxodo 29:45-46]

Nenhum comentário:

Postar um comentário