domingo, 30 de janeiro de 2011

Dia 030: Êxodo 32-35

O bezerro de ouro
Leia: Êxodo 32 e 33

O povo tava agoniado porque Moisés demorava a descer do monte. E quem tem pressa faz besteira. Pressionaram Arão para que fizesse um bezerro de ouro para adorarem, uma imagem que personificasse um deus forte. Queriam ligar o nome a uma pessoa, esquecendo que Deus é Espírito. Esqueceram que Deus falava com eles por meio da nuvem. Eles queriam um deus em que pudessem tocar. Pura falta de fé (32:1). Arão então fez uma imagem, e o povo começou a proclamar que aquela estátua, que havia acabado de ser feita por mãos humanas, o tinha tirado do Egito com milagres (32:2-4). Arão inventou ainda uma festa para honrar o bezerro, onde o povo de Israel trouxe sacrifícios (32:5-6).

Por causa desse pecado grave, uma doença terrível castigou os israelitas (32:33-35).

Às vezes tenho que me controlar, porque acho esse povinho muito leso! Imagine só, ver milagres, falar com Deus, vencer batalhas sem nem mesmo ter armas, e ainda assim reclamar, ainda assim buscar um outro deus... Rrrrrrrrr! Mas quem sou eu para pensar assim? Afinal, idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus. Para os israelitas, era um bezerro de ouro... e para mim??? E pra você??? Contra qual bezerro de ouro você precisa lutar todos os dias, para que não tome o lugar de Deus? O dinheiro, o trabalho, uma pessoa, a mágoa? Deus tem feito maravilhas na sua vida, tenho certeza. Mesmo que você esteja em um momento ruim, somente o fato de estar vivo já é uma vitória! Se Moisés está demorando a descer do monte, se Deus está em silêncio... não se desespere! Continue servindo a Deus, o Senhor, que a recompensa virá... se não nessa vida, com certeza na próxima (ah, eu estou falando da vida eterna, e não de reencarnação)!!!

Moisés, um líder que "mata no peito"

Pense comigo nas características de liderança de Moisés. O cara sabia que o povo que liderava era duro de coração. Ele mesmo já tinha enfrentado a fúria do povo algumas vezes, como em Refidim ou em Mara. Mesmo assim, Moisés assumia os pecados do povo e se colocava na frente da fúria de Deus. Com respeito e temor, pedia insistentemente para que Deus não castigasse Israel como merecia, mas que tivesse misericórdia (32:11-13; 33:12-16). Moisés, inclusive, colocava a própria vida em risco, se oferecendo como expiação pelo povo (32:31-32).

Mas Moisés também sabia ser duro com seus liderados. Ele não se esquivava de decisões difíceis. Ao chegar no acampamento, junto com Josué, Moisés ficou tão irado que quebrou as placas que continham os Dez Mandamentos... placas lapidadas e gravadas com a letra do próprio Deus!!! (32:15-20) Moisés chamou para junto de si os israelitas e efetuou uma "limpeza": 3 mil homens foram mortos (32:26-29).

Arão, um líder "zé-mané"

Zé-mané, na gíria do Rio, quer dizer otário, fraco, manipulável. É o tipo de pessoa que sempre vai na onda dos "malandros". Não tem opinião própria, não se impõe. E eu só consigo pensar nessa expressão para definir a liderança de Arão. 

Moisés subiu ao monte e deixou seu irmão responsável pelo povo, mas percebeu que fez uma escolha errada, pois o povo ficou completamente fora de controle (32:25). Repare que, quando o povo chegou junto e fez uma pressãozinha, Arão logo cedeu (32:1-2). Não há registro de que Arão tenha se oposto, ou pelo menos argumentado com o povo. Arão não fez seu papel de lider, mostrando aos liderados onde estavam errando... e o principal: um verdadeiro líder não se envolve nos erros dos liderados! O líder deve avisar, alertar, exortar, corrigir... mas nunca AJUDAR alguém a fazer besteira!!! Quando Moisés veio e foi tirar satisfação com Arão, ele mentiu descaradamente, dizendo que o bezerro "se formou sozinho" do ouro derretido!!! É mole??? (32:21-24)

Arão, infelizmente, não cumpriu sua missão. Mostrou-se ser um líder despreparado e fraco, mesmo depois de ter falado duramente até mesmo com o Faraó, rei do Egito. Se você é um líder, ou está se preparando para sê-lo, atenção! Que tipo de líder você quer ser? Um líder Moisés ou um líder Arão??? Pense nisso!

Face a face

As pessoas às vezes se perguntam... oração funciona??? Será que eu posso fazer com que Deus mude de ideia, ou atenda o meu pedido??? A Bíblia dá vários exemplos, mas o modelo de Moisés é o que eu mais gosto, e está lá no verso 14 do capítulo 32: Então o SENHOR Deus mudou de idéia e não fez cair sobre o seu povo a desgraça que havia prometido. Moisés orou, e Deus ouviu... Vamos ver o que Moisés fazia para ser ouvido por Deus:

- Moisés buscava ter intimidade - amizade - com Deus (33:11)
- Moisés queria conhecer a vontade de Deus, para agradá-lO  (33:13)
- Moisés não pedia coisas somente para si mesmo (32:11-12,32; 33:15)
- Moisés "lembrava" a Deus das Suas promessas (32:13) 
- Moisés era aprovado por Deus (33:17)

Ser cristão é ser diferente

O verso 16 do capítulo 33 é muito legal. Moisés diz que o povo de Deus será reconhecido e diferenciado por causa da presença de Deus! Uau! Isso me fez pensar... em que nível a presença de Deus é perceptível na minha vida? Será que a forma como eu falo, o que eu faço, e aonde eu vou tem refletido a glória de Deus? Será que alguém pode olhar para mim e ver algo de diferente? Se você se diz cristão mas faz a mesma coisa que todo mundo faz, é melhor rever os seus conceitos... Ser cristão é ser diferente, pois a presença de Deus deixa a gente melhor!


Renovação
Leia: Êxodo 34

Deus não desiste, não é mesmo? Não desistiu do povo de Israel e também não desiste de mim, nem de você! Por mais que você seja infiel, Ele continua fiel e o Seu amor não tem fim. Ele mandou Moisés subir ao monte para receber novamente os mandamentos (mas dessa vez não iria providenciar as pedras!). Nos versos de 10 a 26, o Senhor relembra os mandamentos e dá algumas explicações adicionais. E ao que me parece, foi Moisés mesmo que escreveu nas tábuas as leis de Deus, durante os 40 dias que ficou no monte, em jejum total (27-28).

As ofertas que Deus gosta
Leia: Êxodo 35


Os israelitas dão um bom exemplo (finalmente!) de como devem ser nossas ofertas a Deus. Primeiro, você precisa querer ofertar (21); depois, precisa ter no coração algo que chamamos de boa vontade, ou seja, um desejo genuíno, um prazer (22,29). Você precisa poder ofertar... lembre-se que Deus não exige aquilo que você não tem (24). Além disso, você pode oferecer a Deus o que você sabe fazer de melhor (25). Essas são características da oferta que Deus gosta. Se você dá por obrigação, ou esperando algo em troca, isso não é agradável a Deus... melhor nem dar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário