quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

40 dias para a formação de um novo hábito

Estudos comprovam que 90% do que você faz diariamente é baseado em rotinas. Hábitos que você cultiva ao longo dos anos. Um bom hábito pode se tornar uma virtude, ao passo que um mal hábito gera um vício. Se você é sedentário e correr hoje por 30 minutos, ficará todo dolorido. Mas se continuar correndo durante os dias seguintes, seu corpo vai se acostumar com o esforço. Seu estômago sente fome pertinho da hora do almoço, porque você o acostumou assim... Às vezes você acorda no horário certo, mesmo sem despertador...

Diversos psicólogos e neurologistas afirmam que 40 dias é o período ideal para a formação de um hábito, como também para seu abandono. Se você conseguiu chegar até aqui, lendo a Bíblia diariamente, é provável que, daqui em diante, você a faça naturalmente, como se isso sempre tivesse feito parte da sua rotina.


O  pastor Rick Warren, eu seu best-seller "Uma Vida Com Propósitos" (WARREN, Rick. Uma vida com propósitos. São Paulo: Editora Vida , 2003, páginas 9-10), mostra que esse período de 40 dias é considerado por Deus como espiritualmente relevante, para promover mudanças profundas na vida:

• A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.
• A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no monte Sinai.
• Os espias foram transformados após 40 dias na Terra Prometida.
• Davi foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias.
• Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição.
• Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse.
• Jesus foi fortalecido por 40 dias no deserto.
• Os discípulos foram transformados por 40 dias ao lado de Jesus, após sua ressurreição.

Se você ainda não conseguiu manter a regularidade, ou está chegando agora, não desanime! Reserve um tempinho nos próximos 40 dias, e você terá desenvolvido um hábito maravilhoso, que transformará a sua vida!

Um comentário:

  1. É verdade!! Já estou tão habituada em ler a Bíblia todos os dias que, se vou deitar sem lê-la, não consigo dormir! Preciso levantar para fazer a leitura diária. Ainda mais porque me sinto estimulada a saber a sequência da história! Que Papai do céu continue abençoando a sua vida.
    Abraços

    ResponderExcluir