quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia 040: Levítico 19-21

Como ser santo

É muito difícil ser santo hoje em dia. E não estou falando do processo papal de canonização. Também não estou querendo dizer que há pessoas "santas", no sentido pejorativo que a sociedade moderna passou a rotular certos grupos de cristãos. Santidade não é uma opção: é uma ordem de Deus (1), direcionada àqueles que desejam honrá-lO. Mas, se hoje já é complicado cumprir esta ordem, mesmo com a ação do Espírito Santo, imagine no Velho Testamento, onde a santidade dependia da obediência a milhares de milhares de leis! Jesus Cristo nos deu liberdade, pois cumpriu toda a lei (Colossenses 2:13-14), mas isso não significa que os princípios e lições contidas em Levítico são dispensáveis. Pelo contrário! Hoje, mais do que nunca, precisamos visitar o que disse Moisés há mais de 3.500 anos... e é Jesus mesmo que dá a dica, basta comparar o finalzinho do verso 18 com Mateus 22:36-40.

Resumão Jurídico

- Respeito aos pais e aos mais velhos (3;32).
- Adorar... só a Deus (4).
- Contra a ganância e a favor da solidariedade (9-10).
- Verdade, sempre! (12).
- Justiça imparcial e correta (15-16).
- Afaste-se das superstições, espiritismo e macumba (26;31).
- Trapacear, enganar, roubar = pecado (11;13;35-36).
- Diga "não" à violência e à maldade (14;17-18;33-34).

Pena de morte


Muitos pecados tinham uma única pena: a morte. Sacrificar o próprio filho a Moloque (2-5); invocar espíritos e tentar prever o futuro (6;27); desrespeitar o pai ou a mãe (9); cometer adultério ou qualquer tipo de imoralidade, inclusive homossexualismo (10-16)... esses crimes bíblicos eram punidos severamente. O condenado era morto a pedradas, fora do acampamento.

Exclusividade

No verso 7-8, Deus deixa claro o que Ele queria dos israelitas: exclusividade. Esse é um recado enviado para nós também. Se você crê em Deus e O ama, precisa buscar diferenciação na sua vida. Observe que, nos versos de 22 a 26, Deus afirma que os outros povos se tornaram Seus inimigos por causa da impureza e maldade com que levavam as suas vidas... Ser cristão, na maioria das vezes, é estar na contra-mão.

Pena de morte

Os sacerdotes, como líderes do povo, precisavam dar o exemplo. As ordens para eles eram ainda mais pesadas. O sacerdote tinha que tomar bastante cuidado com o que fazia, e como fazia, para não desagradar a Deus. Quanto mais você se aproxima de Deus, mais santo você precisa ficar... esse deve ser um processo natural no crescimento espiritual...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário