terça-feira, 22 de março de 2011

Dia 080: Juízes 4-5

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

Mulheres em açao!
Leia: Juízes 4


Débora era uma profetisa, e liderava Israel naquela época (4). Isso mesmo! Ela liderava Israel juntamente com o seu marido, Lapidote. A Bíblia diz que Deus falava com ela, e que os israelitas a procuravam para consulta-lO. (5)

Nos dias de Débora muitos israelitas vinham sofrendo opressão sob as mãos do tirânico Jabim, rei de Hazor. A profetiza foi incumbida por Deus da tarefa de defender o povo. Ela deveria chamar a Baraque, um comandante militar da tribo de Naftali, para liderar um exército contra Sísara, capitão das tropas de Jabim (6).

Baraque foi ao encontro de Débora e disse que iria à luta, mas na condição de que ela fosse com ele. Acordo fechado, ela o acompanhou, mas revelou que Deus entregaria Sísera nas mãos de uma mulher! (9) Já pensou na responsabilidade? Os homens iam lutar, mas o inimigo ia cair nas mãos de uma mulher!

Achando-se muito esperto, Sísera quando soube que Baraque estava indo a seu encontro, mandou seus homens irem e guerrearem contra a tribo de Naftali e Zebulom, 10 mil homens ao todo, e fugiu a pé (15). No verso 16 diz que TODO o exército de Sísera caiu ao fio da espada.

Jael, esposa de Héber, encontrou Sísera no caminho e ofereceu abrigo para se esconder (bobinho, caiu como um patinho!), e enquanto ele descansava pensando estar seguro, ela o matou e entregou o seu corpo a Baraque. E mais uma vez o povo de Deus triunfou sobre seus inimigos!

Cântico de Débora
Leia: Juízes 5

Fiz questão de colocar o mesmo título que está na Bíblia (Pelo menos na minha! rsrs), pois o capítulo já começa com uma canção de exaltação pelos feitos do Senhor! Pelas maravilhas que Ele faz ao Seu povo (1-5). Ela diz que se levantou em Israel para encorajar o povo, para fazê-los crer que o Senhor estava com eles! O verso 12 diz “Desperte, Débora, desperte!” e manda que ela louve ao Senhor. Da mesma forma diz a Baraque, manda-o levantar-se e ir à luta!

Débora é reconhecida como uma juíza em Israel. Ela foi a única mulher que podia julgar casos em Israel! Nos versos seguintes ela fala às tribos, indagando a ação de cada uma delas.

Jael é bendita entre as mulheres, pois agiu com perspicácia e derrotou o inimigo. Agiu com sabedoria! Mulheres, sejam espertas! Busquem sabedoria para não agirem no impulso quando se depararem em uma situação delicada. Deus quer que sejamos sábias, não se esqueçam disso!

A vitória vem para o filho de Deus como o sol quando nasce. Vem com toda a sua força! (31)
Lembre-se que quando a luta é do Senhor, a vitória é certa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário