quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia 121: Salmos 76-78

Esta postagem é uma contribuição de alto nível do Rodrigo Fontes.

(*** 01 de Maio de 2011 ***)

O primeiro mandamento
Leia: Salmos 76

O salmista entoa a superioridade de Deus sobre todas as coisas. E é o que devemos fazer também, aceitar e crer na grandeza do Senhor, na excelência divina.

Devemos ter prioridades em nossas vidas. E Deus é a nossa prioridade. Ele é o número um em nossas vidas. Não existe e nem nunca haverá lugar no coração do homem que ama a Deus, um lugar mais especial para outras coisas. Esse amor a Deus deve ser incondicional, assim como foi o amor de Abraão para com Ele, dispondo-se entregar, em um sacrifício, o seu próprio filho. Foi, assim, da mesma forma e com a mesma intensidade de amor para conosco, que Deus deu ao seu próprio Filho para nos substituir no holocausto da cruz.
Caso reste alguma dúvida, refresque na cabeça o primeiro mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas.
E você? Como andam as prioridades na sua vida?

Ele não nos esqueceu
Leia: Salmos 77

A vida não é feita somente de dias felizes, perfeitos, alegres, etc. De vê em quando passamos por situações difíceis, problemas e mais problemas. Mas e aí? Deus nos abandonou? Minha “cota” de bênçãos acabou? Devo parar de adorá-lo por não ver resultado algum nisso?

Peraí, gente! Vamos esquecer tudo que Ele fez por nós?
Deus jamais se esquece de você, de mim, de qualquer pessoa. Quer ver?


1) Deus ouve nosso clamor (1-9): O Senhor jamais nos abandona. Quando estamos passando por situações críticas, devemos clamar a Deus e Ele nos ouvirá. Foi essa a atitude do salmista: “eu levantei a minha voz ...”. O Senhor estava pronto para respondê-lo: “...e Ele inclinou para mim os ouvidos...”. Deus não rejeita o clamor do seu povo e nem está indiferente ao seu sofrimento.

2) Deus se importa com nossos sentimentos (10-14): O salmista estava tão angustiado que não conseguia dormir e nem exprimir verbalmente o que estava sentindo (4), chegando ao ponto de questionar se Deus o rejeitaria, ou se esqueceria de ter misericórdia (7-9). Talvez estejamos da mesma forma, nos questionando ou nos sentindo sem forças até para emitir alguma palavra. Mas Deus sabe o que se passa em nosso coração antes mesmo que a palavra chegue à nossa boca. Deus não rejeita o quebrantado, pois Ele se importa como os seus sentimentos.

3) Deus renova nossas esperanças (11-19): Em meio a tantos questionamentos, enfim, o salmista traz à memória o que o Senhor fez no passado e a sua esperança começa a renascer. Ele começa a lembrar das maravilhas que Deus operou em meio ao Seu povo. Da mesma forma devemos alimentar a nossa esperança nos lembrando de que Deus nunca nos abandonou. Ele sempre esteve ao nosso lado. E Deus não muda. Coloquemos nossas esperanças, nossos sonhos, nossas vidas no Senhor e não nos deixemos levar pelas circunstâncias.

De geração para geração

Leia: Salmos 78


Neste capítulo, o salmista mostra os fatos da história de Israel, a história dos milagres que o Senhor realizou e pede para que tudo seja passado adiante, para filhos e netos de quem conheceu essa história.

É basicamente uma retrospectiva de acontecimentos, mas, o que me chamou atenção neste capítulo foram os seus 4 primeiros versículos, que se tratam de pedir para que escutemos a história de milagres e maravilhas que Deus fez para com seu povo e o pedido de que os fatos em questão não deixem de ser contados para seus descendentes.

Não somente esses acontecimentos do capítulo 78, mas todos os fatos e histórias descritos na Bíblia devem ser passados adiante. Afinal, é a palavra de Deus sendo transmitida a cada geração. Passaram-se os tempos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas. Mas a Palavra de Deus continua viva e eficaz. Mais do que isso, “ela permanece para sempre” (1ª Pedro 1:25).

Embora o mundo busque outros caminhos, devemos sempre ser fiéis, buscando nas escrituras sagradas a fonte para nossa inspiração, para continuarmos vivendo e deixando
que Deus realize Seu propósito em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário