sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dia 056: Salmos 32-33

O Segredo
Leia: Salmos 32


Muitos livros, palestrantes, gurus e líderes, prometem contar o grande segredo da felicidade. Afirmam que o descobriram depois de muita meditação, de muito estudo. Dizem que a verdadeira felicidade depende de muitos passos, de pensamento positivo, de auto-afirmação... Mas, ainda que uns poucos conselhos oferecidos por essas pessoas possam ajudá-lo, 90% de tudo isso é mentira! Ou, no mínimo, ineficaz. O que eu quero dizer é que estar em paz com Deus é o verdadeiro segredo da felicidade. E isso é dito assim, simples e diretamente, por Davi. Você não precisa aprender técnicas de respiração, ou posições esquisitas. Você não precisa de drogas alucinógenas ou chazinhos de cogumelo. Você precisa é fazer as pazes com Deus. E isso, meu amigo leitor, não tem preço!

Esse é o tema central do capítulo 32 de Salmos que, para mim, não poderia ter vindo em melhor hora. O salmista demonstra que até mesmo a saúde (física e emocional) é afetada quando temos pendências com o Senhor (3-4). Perceba que o salmista não tem a pretensão de dizer que não erra... mas que alcança felicidade plena quando é totalmente perdoado por Deus. E eu curto muito esse verso 1, em que Deus apaga nossos pecados! É um delete mesmo. Rasga nossa dívida e prega na cruz de Cristo! E mais: quem tem "ficha limpa" com Deus não é aquele que nunca errou, mas quem confessou o seu pecado (5). Estar em paz com Deus é viver sem hipocrisia (2).

As dificuldades podem surgir por vários motivos. Mas, neste Salmo, as dificuldades vividas pelo autor são aquelas que são produto de seus erros, de seus pecados escondidos. Não confessar o pecado para Deus significa que você não quer se consertar. E Deus não gosta disso. É melhor confiar no grande amor de Deus para conseguir seguir em frente, no caminho certo (6-8, 10).

E não dá para pular o alerta do verso 9: Davi compara uma pessoa que não quer "prestar" na vida a uma MULA !!! Porque só com rédea curta que consegue ser obediente... apenas a vara do domador consegue vencer sua teimosia... Com certeza eu não quero mais pegar peia de Deus! E você???

No verso 11, o fechamento. Eis o grande segredo da felicidade. Estar em paz com Deus, limpo diante dele, faz com que você possa andar de cabeça erguida, sem medo. Santidade não se vende na esquina, mas é desenvolvida com muita disciplina. É isso que gera no coração de quem obedece ao Senhor a alegria que move a sua vida!

Para saber mais sobre uma vida livre da hipocrisia e em paz com Deus, clique aqui para ouvir e ver as mensagens do Pastor Leandro Caiado (AmazonJovens - NIB).

A soberania de Deus sobre tudo o que existe
Leia: Salmos 33

Não sei se você reparou, mas o capítulo 33 começa do mesmo jeito que terminou o 32. Isso me diz que Davi queria muito que eu e você prestássemos atenção nesse princípio. Quem obedece a Deus, tem no coração uma chama de alegria sempre que vê as coisas que Ele faz, e também quando reconhece quem Ele é.

Repare que Davi vem numa coerente sequência, falando sobre a verdadeira felicidade... E logo depois começa a exaltar as características e os feitos de Deus. Porque afinal, Ele é verdadeiro, justo, amoroso (4-5). Deus formou a Terra apenas com a sua Palavra (6-9). Deus é o melhor em planejamento estratégico (10-11). Ele traz felicidade para o povo que escolhe segui-lO (12). Deus é onipotente, onisciente e onipresente (13-17). Ele é Santo, é um escudo protetor, é o Salvador (18-22)!

O nosso Deus é demais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário