quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia 046: Salmos 26-27

Seja um exemplo
Leia: Salmos 26

Davi era muito ousado, mas sabia bem aonde pisava. Ele pedia a Deus com a ciência de que podia fazer isso. O segredo para isso era a fidelidade ao Senhor (1). O salmista conversava com Deus abertamente, tinha intimidade com Ele. Sabia que precisava mudar em algumas áreas na vida, e pedia a ajuda de Deus para isso (2).

Alguns segredos que deram sucesso aos feitos do Rei Davi estão nos versos 4-5, onde diz que ele não se associava com pessoas falsas, hipócritas, nem caminhava com os ímpios. Esse ponto é muito importante; já diz um ditado que provavelmente você ouviu da sua mãe: “Diga com quem andas e direi quem tu és” (A autoria desse ditado pode ser do filósofo René Descartes, mas não tenho certeza!), mesmo assim nos ensina uma verdade. Em Provérbios 13.20 diz: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau”. Era isso que Davi fazia, procurava ser sábio andando com sábios!
No verso 8 o salmista fala sobre a habitação de Deus, e o amor que ele tem por ela. Ele louvava e engrandecia o nome do Senhor por onde passava. Esse é um grande exemplo para nós que devemos BRILHAR JESUS em nossas vidas! Não esqueça que o exemplo vem de mim e de você. Será que podemos dizer como Paulo disse em I Coríntios 11.1? Pense nisso!

Eu clamo, e Ele me ouve!
Leia: Salmos 27

Esse salmo é uma declaração de confiança em Deus! É um discurso de quem sabe o que está falando, com total convicção da sua segurança (1-3).
Davi sabia que podia confiar no Senhor, seu Deus. E fazia questão de viver em Sua presença (4). Nesse mesmo verso o salmista explica o porquê de viver na habitação do Senhor: “para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo”. Será que temos esse mesmo desejo? Será que ansiamos estar na Casa de Deus para buscá-Lo mais e mais, para aprender da Sua Palavra e viver em comunhão? (Hebreus 10.25a)


O salmista era tão chegado ao Senhor que pediu que Deus não virasse o rosto contra ele (9), porque sabia que se isso acontecesse era o seu fim. Todos podem nos abandonar, mas Deus jamais fará isso, pois Ele não mente, e disse que cuidaria de cada um de nós. Isso não é fantástico? Mesmo quando achamos que fomos abandonados, esquecidos, Deus está do nosso lado dizendo: “Não temas, porque Eu sou contigo” (Isaías 41.10).

O último versículo nos dá duas dicas e uma resposta.
1.Espera no Senhor
2. Anima-te
E o resultado da obediência a essas duas ordens... Ele Fortalecerá o seu coração! Coisa boa é confiar e servir a esse Deus fiel, não acha?
Bem, não sei você, mas eu espero confiantemente Nele, e me animo nas promessas que Ele tem para mim. Porque “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9)

Um comentário:

  1. Só lembrando que esse post também é de autoria da Joelma SanMelo! Muito obrigado, moça, pela ajuda fantástica! Espero que a sua atitude possa encorajar também outros leitores a participar deste projeto!!!

    ResponderExcluir