quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia 075: Josué 12-15

Os reis derrotados por Josué
Leia: Josué 12

Há uma listinha interessante das cidades cujos reis foram derrotados por Josué. Lá vai:

1) Jericó
2) Ai (perto de Betel)
3) Jerusalém
4) Hebrom
5) Jarmute
6) Laquis
7) Eglom
8) Gezer 
9) Debir
10) Geder
11) Horma
12) Arade
13) Libna
14) Adulã
15) Maquedá
16) Betel
17) Tapua
18) Héfer
19) Afeca
20) Lasarom
21) Madom 
22) Hazor
23) Sinrom-Merom
24) Acsafe
25) Taanaque
26) Megido
27) Quedes
28) Jocneão (na região do Carmelo)
29) Dor (no litoral)
30) Goim (na Galiléia)
31) Tirza

É muita terra
Leia: Josué 13

Havia muito mais ainda a ser conquistado. Muitas terras ainda estavam ocupadas pelos cananeus. Mas Deus prometeu que, conforme o povo de Israel fosse avançando, iria destruindo os maus inquilinos. E ordenou um passo de fé: Josué deveria dividir logo as terras entre as tribos, mesmo aquelas ainda a conquistar. Imagine só, era como comprar um apartamento no leilão da Caixa: você sabe que o lugar é seu, mas ainda tem gente morando ali... (mas, por favor, segure o seu impulso velhotestamentário e conte com a legislação, não com a espada! obrigado!)

Espírito jovem
Leia: Josué 14



Calebe tinha 85 anos e foi pedir a sua parte na divisão de terras. Você lembra dele, né? Beleza! Calebe era da tribo de Judá e, junto com Josué, foi valente e defensor de Moisés. Assim, foi solicitar o recebimento de sua própria terra prometida. Josué deu Hebrom a Calebe. Só tinha um problema: morava lá ainda um povo forte e gigante, em cidades cercadas por muralhas e protegidas pelo relevo (12). Calebe não tava nem aí: mesmo em idade avançada, considerava-se um jovem, cheio de força, coragem e vitalidade para guerrear e servir a Deus (10-11)! E então o Senhor deu vitória a ele e houve paz em toda a terra (13-15)...

Sabe, essa passagem é um cascudo na cabeça! Quantas vezes eu mesmo já não disse estar cansado demais para trabalhar na igreja. Quantas vezes já não pensei estar "velho" demais para evangelizar na praça, ou para participar de uma atividade com os irmãos? Quantas e quantas vezes priorizei outras coisas e deixei de lado a Obra? Muitas! E Calebe, mó coroa, ainda estava com todo o gás para lutar na linha de frente contra gigantes e em clara desvantagem!!! Que Deus possa dar a mim e a você a coragem e a disposição de Calebe.. e que essa obediência traga paz (15b).

Desobediência custa caro!
Leia: Josué 15 

Quero falar de apenas um verso desse capítulo: o versículo 63. Você deve ter percebido em algumas passagens anteriores (13:13), e ainda vai topar com isso nas próximas (16:10; 17:13), que o povo de Israel desobedeceu às ordens de Deus e não expulsou/matou todos os moradores da Terra Prometida. Isso, mais tarde, vai dar rolo... você vai ver!

Eu tenho algumas teorias (e, atenção, são MINHAS teorias - eu posso estar errado!), que talvez expressem as razões pelas quais os israelitas não cumpriram à risca as ordens do Senhor:

1) Os israelitas ficaram com medo: O pique foi acabando, e o pessoal passou a temer os povos nativos, que tinham grandes exércitos ou equipamentos de guerra.
2) Os israelitas ficaram gananciosos: Seria mais "lucrativo" para eles se, ao invés de destruir completamente, subjugar e escravizar o povo conquistado.
3) Os israelitas cobiçaram as mulheres: Em algum momento, o desejo de ter mulheres estrangeiras acabou dominando a macharada e eles passaram a poupar as moças.
4) Pecado no arraial: Sempre que algum israelita estava em pecado, Deus não abençoava a peleja e Israel saía perdendo.

No entanto, eu achei esses versículos aqui (Deuteronômio 20:10-18), em que Deus ordena a destruição apenas dos povos de Canaã (heteus, amorreus, cananeus, perizeus, heveus e jebuseus), deixando com os israelitas a decisão sobre o que fazer com os outros, além de um Código de Guerra. Mas infelizmente não consegui identificar se os povos escravizados ou não derrotados pelos israelitas foram aqueles aos quais Deus permitiu clemência. O que você acha?

2 comentários:

  1. Eu tenho uma teoria também: bateu preguiça nos Isaelitas!

    E palmas pro Josué também, né? Tava ciente de todas as circunstâncias, reconheceu o crédito e orou para que as bênçãos divinas desses suporte pro Indiana Caleb. É bom ser reconhecido de vez em quando.

    ResponderExcluir
  2. Será que foi culpa do bicho-preguiça?
    É uma teoria boa... acomodação é terrível mesmo!

    O Calebão tava merecendo né? Coroa, mas cheio de energia! Honra pra quem merece honra!

    ResponderExcluir