quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dia 034: Levítico 5-6

Código Penal

Aqui Moisés dá uma lista de pecados que precisavam ser pagos com sacrifício, para tirar a culpa:

- Mentir ou omitir informações num julgamento (1).
- Tocar em coisa impura de origem animal ou humana (2-3).
- Fazer juramentos absurdos (4).
- Não entregar as ofertas (15-16).
- Desobedecer alguma das leis de Deus (17-19).

Interessante notar que a "penalidade", ou seja, o sacrifício a ser oferecido, varia de acordo com as condições financeiras da pessoa (7;11). Deus não pede nada mais do que você pode dar...

O direito sobre os bens

As leis de Deus também versavam sobre a propriedade. Ninguém deveria ficar com algo que não lhe pertencesse. Ninguém poderia reter uma garantia de empréstimo, nem roubar nada, nem tomar à força qualquer coisa (1-7).

O altar está sempre aceso

Mas a parte que eu gosto mais nesses dois capítulos está nos versos 12 e 13. O fogo do altar deveria estar sempre aceso. No altar, os sacerdotes ofereciam os sacrifícios para tirar o pecado do povo. Com a ordem de manter sempre acesa a chama que consumia os sacrificios, Deus sinaliza que sua misericórdia está sempre disponível. O altar estava sempre pronto para receber o sacrifício que trazia o perdão. O fogo consumidor, neste caso, representa a capacidade infinita do perdão concedido pelo Senhor. Não há pecado que não possa ser perdoado por Deus! Não fique aí parado! Leve seus problemas ao altar, e lance no fogo todos os seus crimes... Deus, com certeza, estará de braços abertos para perdoar você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário