terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dia 032: Salmos 16-18

A alegria de estar perto de Deus
Leia: Salmos 16

Este é um dos meus Salmos favoritos. Nele, Davi fala algumas verdades maravilhosas! Reconhece que Deus é tudo de bom que uma pessoa pode ter (2;5-6). Afirma que a melhor companhia é daqueles que O amam (3). Davi diz que sua consciência é uma forma que Deus usa para mostrar seus erros e consertar a vida (7). O salmista ainda revela que sua felicidade vem de estar na presença de Deus, e por causa dessa presença pode ficar tranquilo e seguro (8-11). Puxa, como eu curto esse Salmo! E você, tem algum preferido? Conta pra gente!

Tem que ter coragem
Leia: Salmos 17

Davi fazia muito disso: ele simplesmente pedia para Deus vasculhar o seu coração para ver se encontrava algo que O desagradasse. Ele tinha moral! Dá uma olhada nas características de Davi, homem segundo o coração de Deus:

- Não desejava o mau (3a).
- Não falava besteira (3b).
- Obedecia às leis do Senhor (4b).
- Evitava a violência (4c).
- Não se desviou dos caminhos de Deus (5).


Rapaz... tem que ter coragem pra dizer isso para Deus... Você tem?

Proteção de Deus

Acho show de bola esse verso 8, quando Davi pede que Deus o proteja como se estivesse protegendo os próprios olhos... fico imaginando... Já parou pra pensar que protegemos nossos olhos instintivamente? Se algo chega perto demais, piscamos; se está muito sol, colocamos óculos escuros ou fazemos uma sombra com a mão... É assim que Davi pede para ser protegido... instintivamente. Legal, né? Observe também que Davi reconhece que a oração é uma poderosa forma de conversar com Deus, porque Ele sempre responde (6).

O que Deus representa para você?
Leia: Salmos 18

Ainda buscando a proteção de Deus, Davi O compara a várias coisas: Força (1); Rocha (2a); Escudo; Abrigo (2b). Deus não mede esforços para salvar aquele que precisa da Sua ajuda (7-17). Por causa do Seu amor por você, Deus pode te proteger e te livras dos perigos (18-19). Deus não falha, e cumpre tudo o que promete (30). Deus dá forças para continuar firme, e capacita para a vitória (31-34). Pois é pelo Seu poder que eu e você podemos dar certo na vida (35).

O que Deus representa para você? Para Davi Ele era proteção, socorro, ajuda (6). E para você? Você tem buscado a Deus em seus momentos difíceis, ou tenta a todo custo resolver tudo por conta própria? Em algum momento você vai descobrir que, sem Deus, a vida não vale a pena! Pense nisso!!!


Mais características de uma pessoa segundo o coração de Deus

- É honesto e inocente, ou seja, livre de culpa (20; 24).
- Faz a vontade de Deus (21a).
- Nunca abandona a fé no Senhor (21b).
- É obediente (22).




Nenhum comentário:

Postar um comentário