domingo, 24 de julho de 2011

Dia 153: Esdras 1-4

(*** 02 de Junho de 2011 ***)

O retorno

A Babilônia de Nabucodonosor foi conquistada por Ciro, rei da Pérsia. A Pérsia tornou-se um império gigantesco, anexando diversos territórios por toda a Ásia, parte da África e da Europa, herdando também todos os seus escravos, exilados e prisioneiros (inclusive os israelitas:



Deus toca no coração de Ciro para que o povo israelita tivesse autorização para retornar à Canaã, após quase 70 anos em que a terra prometida ficara praticamente sem habitantes. É sobre isso que o livro de Esdras trata: do retorno do povo à Israel e da reconstrução de Jerusalém. Prontos para a aventura?

Passos de fé
Leia: Esdras 3

Depois que o povo estava já de volta às suas cidades, os sacerdotes construíram um novo altar, no mesmo lugar em que estava antes. Porém, mais do que apenas um dado histórico relevante, os versículos de 1 a 6 dão duas lições muito legais, que podemos trazer para a nossa vida.

1) Construa o altar (1-3): Mesmo com medo, os sacerdotes construíram o altar no mesmo lugar onde ficava o antigo. Isso é um passo de fé. Ainda que pudessem causar a ira dos inimigos, os israelitas obedeceram à ordem do Senhor. Eu penso nesses versículos como um "toque" de Deus para quem pecou. Veja, os israelitas estavam aprisionados numa terra distante, eram escravos, pois tinham mergulhado na imoralidade e na idolatria. Quando retornaram, construíram novamente o altar. Às vezes, quando pecamos gravemente contra Deus e ficamos longe da Sua Presença, o nosso coração fica em pedaços. Recebemos as consequencias do erro e não sabemos muito bem como voltar para os caminhos retos. A resposta? Construa o altar novamente, no mesmo lugar. Isso significa: faça novamente da sua vida um altar para a glória de Deus, mesmo que você esteja morrendo de medo. Dê esse passo de fé!

2) Sacrifique antes da bênção (6): Muito antes do Templo e da cidade ser reconstruída, os israelitas foram ao altar para sacrificar. A gente tenta negociar bênçãos com Deus, mas a verdade é que precisamos ter fé, confiar que Ele vai suprir. O povo foi lá e ofereceu o que tinha de melhor ao Senhor. Para dar a volta por cima depois da queda, você precisa oferecer o que há de melhor em você. Coloque no altar seus talentos, sua inteligência, sua energia... sirva com todo o coração!

Quando caímos, nos afastamos de Deus. Escolhemos o pecado e entristecemos o Espírito Santo. Para ficar livre do pecado e voltar para debaixo da graça, você precisa fazer da sua vida um novo altar e usá-la para agradar ao Senhor.

Pedra no sapato
Leia: Esdras 4

Acredite: tem gente que quer te derrubar. Não, não estou querendo que você fique paranóico. Mas saiba que, em algum lugar, em algum aspecto da tua vida, alguém pode estar, nesse exato momento, tramando algo. Terrível né? Mas faz parte da vida.

Bislã, Mitredate, Tabeel e outros capangas fizeram de tudo para parar as obras de reconstrução do Templo em Jerusalém: subornaram governantes, tentaram desanimar os trabalhadores, arrumaram confusão... mas o tiro fatal mesmo foi uma cartinha bem sem-vergonha que eles escreveram para Xerxes. Daí não teve jeito. O rei da Pérsia embargou a obra.

Não se surpreenda: quando você estiver fazendo a Obra do Senhor, inimigos se levantarão para tentar parar tudo... Simplesmente continue lutando e não perca a fé em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário