quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dia 034: Levítico 5-6

Código Penal

Aqui Moisés dá uma lista de pecados que precisavam ser pagos com sacrifício, para tirar a culpa:

- Mentir ou omitir informações num julgamento (1).
- Tocar em coisa impura de origem animal ou humana (2-3).
- Fazer juramentos absurdos (4).
- Não entregar as ofertas (15-16).
- Desobedecer alguma das leis de Deus (17-19).

Interessante notar que a "penalidade", ou seja, o sacrifício a ser oferecido, varia de acordo com as condições financeiras da pessoa (7;11). Deus não pede nada mais do que você pode dar...

O direito sobre os bens

As leis de Deus também versavam sobre a propriedade. Ninguém deveria ficar com algo que não lhe pertencesse. Ninguém poderia reter uma garantia de empréstimo, nem roubar nada, nem tomar à força qualquer coisa (1-7).

O altar está sempre aceso

Mas a parte que eu gosto mais nesses dois capítulos está nos versos 12 e 13. O fogo do altar deveria estar sempre aceso. No altar, os sacerdotes ofereciam os sacrifícios para tirar o pecado do povo. Com a ordem de manter sempre acesa a chama que consumia os sacrificios, Deus sinaliza que sua misericórdia está sempre disponível. O altar estava sempre pronto para receber o sacrifício que trazia o perdão. O fogo consumidor, neste caso, representa a capacidade infinita do perdão concedido pelo Senhor. Não há pecado que não possa ser perdoado por Deus! Não fique aí parado! Leve seus problemas ao altar, e lance no fogo todos os seus crimes... Deus, com certeza, estará de braços abertos para perdoar você!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia 033: Levítico 1-4

Um desafio dentro do Desafio
Leia: Levítico 1, 2, 3 e 4

O livro de Levítico é um grande teste. Sem dúvida, é o maior desafio para a leitura bíblica completa. Se você conseguir se manter firme através do estudo de Levítico, os outros livros serão "fichinha" pra você. O fato é que não há livro mais complicado de ler do que esse que começaremos hoje (ok, talvez os livros de Crônicas...)!

Levítico tem o objetivo de fixar as normas para a atividade dos sacerdotes. Dá uma série de ordenanças e leis que os israelitas precisavam obrigatoriamente seguir, sem exceção. À primeira vista, parece um grande apanhado de tradições sem sentido, mas tenha em mente que Deus não dá ponto sem nó, não faz NADA sem que haja uma razão, ainda que essa razão não esteja clara para nós num determinado momento. Lembre-se de que toooooda a Bíblia é inspirada por Deus e útil (2 Timóteo 3:16-17). Isso significa que cada palavra escrita e preservada durante milênios serve para a sua vida, de alguma forma.

Por falar nisso, vamos ver o que podemos aprender com esse comecinho de Levítico?

 
O perdão dos pecados

O pecado nos afasta de Deus. Quando Deus disse que, quando pecasse, o primeiro casal morreria, Ele estava falando sério! Por causa do pecado, estamos distantes da graça de Deus e não há nada que possamos fazer para que alcancemos a salvação. Hoje, o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pagou o preço pela nossa vida, mas no Velho Testamento Jesus ainda não tinha vindo à terra. E como o resultado de todo pecado é morte, apenas o derramamento de sangue tiraria a marca da morte da alma do povo. Assim, Deus criou os sacrifícios de animais. Os animais tomariam o lugar do ser humano, que tem muito mais valor para Deus. Por isso o pecador tinha que colocar as mãos sobre o animal (1:4), como se estivesse transferindo para o bicho a culpa. E foi exatamente isso que Jesus fez depois... e é por isso que hoje os cristãos não sacrificam mais animais.
As ofertas de animais serviam principalmente para o perdão dos pecados, e as ofertas de cereal eram uma forma de agradecer a Deus pela fartura (2:2). Os cereais tinham que ser os primeiros da colheita (2:12) e não podiam ser misturados com o fermento (2:11), porque o fermento representava o pecado (lembra da primeira Páscoa???).

A maior parte dos cereais ficavam com os sacerdotes, pois eles serviam exclusivamente na Tenda. Assim, eles lançavam um pouco sobre o altar, para que todos soubessem que toda a oferta pertencia a Deus, e ficavam com o resto (2:2-3).

Uma coisa interessante é observar que, dependendo da posição da pessoa, o tamanho do animal variava, quando se tratava de um pecado cometido sem intenção e posteriormente descoberto: o Grande Sacerdote teria que sacrificar um touro (4:1-3); o povo todo, também (4:13-14); uma autoridade deveria sacrificar um bode (4:22-23); e uma pessoa comum, uma cabra (4:27-28).


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dia 032: Salmos 16-18

A alegria de estar perto de Deus
Leia: Salmos 16

Este é um dos meus Salmos favoritos. Nele, Davi fala algumas verdades maravilhosas! Reconhece que Deus é tudo de bom que uma pessoa pode ter (2;5-6). Afirma que a melhor companhia é daqueles que O amam (3). Davi diz que sua consciência é uma forma que Deus usa para mostrar seus erros e consertar a vida (7). O salmista ainda revela que sua felicidade vem de estar na presença de Deus, e por causa dessa presença pode ficar tranquilo e seguro (8-11). Puxa, como eu curto esse Salmo! E você, tem algum preferido? Conta pra gente!

Tem que ter coragem
Leia: Salmos 17

Davi fazia muito disso: ele simplesmente pedia para Deus vasculhar o seu coração para ver se encontrava algo que O desagradasse. Ele tinha moral! Dá uma olhada nas características de Davi, homem segundo o coração de Deus:

- Não desejava o mau (3a).
- Não falava besteira (3b).
- Obedecia às leis do Senhor (4b).
- Evitava a violência (4c).
- Não se desviou dos caminhos de Deus (5).


Rapaz... tem que ter coragem pra dizer isso para Deus... Você tem?

Proteção de Deus

Acho show de bola esse verso 8, quando Davi pede que Deus o proteja como se estivesse protegendo os próprios olhos... fico imaginando... Já parou pra pensar que protegemos nossos olhos instintivamente? Se algo chega perto demais, piscamos; se está muito sol, colocamos óculos escuros ou fazemos uma sombra com a mão... É assim que Davi pede para ser protegido... instintivamente. Legal, né? Observe também que Davi reconhece que a oração é uma poderosa forma de conversar com Deus, porque Ele sempre responde (6).

O que Deus representa para você?
Leia: Salmos 18

Ainda buscando a proteção de Deus, Davi O compara a várias coisas: Força (1); Rocha (2a); Escudo; Abrigo (2b). Deus não mede esforços para salvar aquele que precisa da Sua ajuda (7-17). Por causa do Seu amor por você, Deus pode te proteger e te livras dos perigos (18-19). Deus não falha, e cumpre tudo o que promete (30). Deus dá forças para continuar firme, e capacita para a vitória (31-34). Pois é pelo Seu poder que eu e você podemos dar certo na vida (35).

O que Deus representa para você? Para Davi Ele era proteção, socorro, ajuda (6). E para você? Você tem buscado a Deus em seus momentos difíceis, ou tenta a todo custo resolver tudo por conta própria? Em algum momento você vai descobrir que, sem Deus, a vida não vale a pena! Pense nisso!!!


Mais características de uma pessoa segundo o coração de Deus

- É honesto e inocente, ou seja, livre de culpa (20; 24).
- Faz a vontade de Deus (21a).
- Nunca abandona a fé no Senhor (21b).
- É obediente (22).




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dia 031: Êxodo 36-40

Fecha a conta e passa a régua!
Leia: Êxodo 36, 37, 38 e 39

Acabou. Bezalel, Aoliabe e todos aqueles a quem Deus havia dado talentos finalizaram a produção da Tenda, da Arca, e de todos os utensílios. Não foi fácil. Foi trabalho pra chuchu, mas os caras tiraram de letra! Ao longo desses capítulos você pode perceber a atenção e o cuidado que todos tiveram ao fazer tudo exatamente como Deus havia ordenado. E Moisés foi lá conferir tudinho (39:42-43).

Encontrei esse vídeo e achei legal postar aqui para dar uma visão geral de quase tudo o que foi feito. Dá uma olhada!



Tá sobrando...

O povo estava empolgado com a "construção" da Tenda, e a preparação dos utensílios para serem usados no serviço do Senhor. Eles levaram a sério o pedido de Moisés, e levaram tanto ouro, prata, bronze, madeira, pedras preciosas que nem tinha mais onde guardar tudo isso!!! Os artesãos já tinham o necessário para fazer tudo, e ainda iria sobrar coisa à beça! Então Moisés teve que MANDAR (veja, ele não pediu, não aconselhou... ele ORDENOU) que os israelitas parassem de trazer ofertas para a Tenda (36:3-7)!!!

Na contagem final, deu 1 tonelada de ouro, mais de 3,4 toneladas de prata, e quase 2,4 toneladas de bronze (38:21-31)... Tá pra ti?

A consagração
Leia: Êxodo 40

Nos versos de 34 a 38 vemos Deus "tomando posse" da Tenda e dos utensílios. Como uma nuvem, o Senhor cobria e enchia todo o espaço. Essa era a representação da Sua presença. E que presença poderosa! Os israelitas só saíam do lugar se a nuvem saísse da Tenda. Deus era o GPS de Israel, e o povo só ia pra onde Ele mandava...

PS: Não sei se é piração minha, mas mais alguém reparou que Moisés montou a Tenda "de dentro pra fora"??? (40:1-33)

domingo, 30 de janeiro de 2011

Dia 030: Êxodo 32-35

O bezerro de ouro
Leia: Êxodo 32 e 33

O povo tava agoniado porque Moisés demorava a descer do monte. E quem tem pressa faz besteira. Pressionaram Arão para que fizesse um bezerro de ouro para adorarem, uma imagem que personificasse um deus forte. Queriam ligar o nome a uma pessoa, esquecendo que Deus é Espírito. Esqueceram que Deus falava com eles por meio da nuvem. Eles queriam um deus em que pudessem tocar. Pura falta de fé (32:1). Arão então fez uma imagem, e o povo começou a proclamar que aquela estátua, que havia acabado de ser feita por mãos humanas, o tinha tirado do Egito com milagres (32:2-4). Arão inventou ainda uma festa para honrar o bezerro, onde o povo de Israel trouxe sacrifícios (32:5-6).

Por causa desse pecado grave, uma doença terrível castigou os israelitas (32:33-35).

Às vezes tenho que me controlar, porque acho esse povinho muito leso! Imagine só, ver milagres, falar com Deus, vencer batalhas sem nem mesmo ter armas, e ainda assim reclamar, ainda assim buscar um outro deus... Rrrrrrrrr! Mas quem sou eu para pensar assim? Afinal, idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus. Para os israelitas, era um bezerro de ouro... e para mim??? E pra você??? Contra qual bezerro de ouro você precisa lutar todos os dias, para que não tome o lugar de Deus? O dinheiro, o trabalho, uma pessoa, a mágoa? Deus tem feito maravilhas na sua vida, tenho certeza. Mesmo que você esteja em um momento ruim, somente o fato de estar vivo já é uma vitória! Se Moisés está demorando a descer do monte, se Deus está em silêncio... não se desespere! Continue servindo a Deus, o Senhor, que a recompensa virá... se não nessa vida, com certeza na próxima (ah, eu estou falando da vida eterna, e não de reencarnação)!!!

Moisés, um líder que "mata no peito"

Pense comigo nas características de liderança de Moisés. O cara sabia que o povo que liderava era duro de coração. Ele mesmo já tinha enfrentado a fúria do povo algumas vezes, como em Refidim ou em Mara. Mesmo assim, Moisés assumia os pecados do povo e se colocava na frente da fúria de Deus. Com respeito e temor, pedia insistentemente para que Deus não castigasse Israel como merecia, mas que tivesse misericórdia (32:11-13; 33:12-16). Moisés, inclusive, colocava a própria vida em risco, se oferecendo como expiação pelo povo (32:31-32).

Mas Moisés também sabia ser duro com seus liderados. Ele não se esquivava de decisões difíceis. Ao chegar no acampamento, junto com Josué, Moisés ficou tão irado que quebrou as placas que continham os Dez Mandamentos... placas lapidadas e gravadas com a letra do próprio Deus!!! (32:15-20) Moisés chamou para junto de si os israelitas e efetuou uma "limpeza": 3 mil homens foram mortos (32:26-29).

Arão, um líder "zé-mané"

Zé-mané, na gíria do Rio, quer dizer otário, fraco, manipulável. É o tipo de pessoa que sempre vai na onda dos "malandros". Não tem opinião própria, não se impõe. E eu só consigo pensar nessa expressão para definir a liderança de Arão. 

Moisés subiu ao monte e deixou seu irmão responsável pelo povo, mas percebeu que fez uma escolha errada, pois o povo ficou completamente fora de controle (32:25). Repare que, quando o povo chegou junto e fez uma pressãozinha, Arão logo cedeu (32:1-2). Não há registro de que Arão tenha se oposto, ou pelo menos argumentado com o povo. Arão não fez seu papel de lider, mostrando aos liderados onde estavam errando... e o principal: um verdadeiro líder não se envolve nos erros dos liderados! O líder deve avisar, alertar, exortar, corrigir... mas nunca AJUDAR alguém a fazer besteira!!! Quando Moisés veio e foi tirar satisfação com Arão, ele mentiu descaradamente, dizendo que o bezerro "se formou sozinho" do ouro derretido!!! É mole??? (32:21-24)

Arão, infelizmente, não cumpriu sua missão. Mostrou-se ser um líder despreparado e fraco, mesmo depois de ter falado duramente até mesmo com o Faraó, rei do Egito. Se você é um líder, ou está se preparando para sê-lo, atenção! Que tipo de líder você quer ser? Um líder Moisés ou um líder Arão??? Pense nisso!

Face a face

As pessoas às vezes se perguntam... oração funciona??? Será que eu posso fazer com que Deus mude de ideia, ou atenda o meu pedido??? A Bíblia dá vários exemplos, mas o modelo de Moisés é o que eu mais gosto, e está lá no verso 14 do capítulo 32: Então o SENHOR Deus mudou de idéia e não fez cair sobre o seu povo a desgraça que havia prometido. Moisés orou, e Deus ouviu... Vamos ver o que Moisés fazia para ser ouvido por Deus:

- Moisés buscava ter intimidade - amizade - com Deus (33:11)
- Moisés queria conhecer a vontade de Deus, para agradá-lO  (33:13)
- Moisés não pedia coisas somente para si mesmo (32:11-12,32; 33:15)
- Moisés "lembrava" a Deus das Suas promessas (32:13) 
- Moisés era aprovado por Deus (33:17)

Ser cristão é ser diferente

O verso 16 do capítulo 33 é muito legal. Moisés diz que o povo de Deus será reconhecido e diferenciado por causa da presença de Deus! Uau! Isso me fez pensar... em que nível a presença de Deus é perceptível na minha vida? Será que a forma como eu falo, o que eu faço, e aonde eu vou tem refletido a glória de Deus? Será que alguém pode olhar para mim e ver algo de diferente? Se você se diz cristão mas faz a mesma coisa que todo mundo faz, é melhor rever os seus conceitos... Ser cristão é ser diferente, pois a presença de Deus deixa a gente melhor!


Renovação
Leia: Êxodo 34

Deus não desiste, não é mesmo? Não desistiu do povo de Israel e também não desiste de mim, nem de você! Por mais que você seja infiel, Ele continua fiel e o Seu amor não tem fim. Ele mandou Moisés subir ao monte para receber novamente os mandamentos (mas dessa vez não iria providenciar as pedras!). Nos versos de 10 a 26, o Senhor relembra os mandamentos e dá algumas explicações adicionais. E ao que me parece, foi Moisés mesmo que escreveu nas tábuas as leis de Deus, durante os 40 dias que ficou no monte, em jejum total (27-28).

As ofertas que Deus gosta
Leia: Êxodo 35


Os israelitas dão um bom exemplo (finalmente!) de como devem ser nossas ofertas a Deus. Primeiro, você precisa querer ofertar (21); depois, precisa ter no coração algo que chamamos de boa vontade, ou seja, um desejo genuíno, um prazer (22,29). Você precisa poder ofertar... lembre-se que Deus não exige aquilo que você não tem (24). Além disso, você pode oferecer a Deus o que você sabe fazer de melhor (25). Essas são características da oferta que Deus gosta. Se você dá por obrigação, ou esperando algo em troca, isso não é agradável a Deus... melhor nem dar...